[Sem título] - Banco de redações


Dependentes químicos: desafios para o tratamento adequado no Brasil

Enviada em: 24/05/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O uso de substâncias lícitas e ilícitas é um problema que o país enfrenta e está bem longe de ser erradicado atualmente. Então, o que está faltando para que esse problema seja resolvido ou amenizado na sociedade brasileira? (Melhore a contextualização do tema)

Pode até parecer impossível, mas não é. (Evite esse tipo de construção) Apesar de tentativas frustradas (Vírgula) como ocorreu no governo de João Dória em São Paulo- SP, onde o mesmo "destruiu a cracolândia" (Melhore a construção de sentido). Tal forma inadequada que só descolou  deslocou os dependentes químicos para outro lugar (Vírgula)  como mostrou o Jornalista Cacos Barcelos no Programa Profissão Repórter da Rede Globo em um programa recente de 2022. (Abordagem limitada)

(Boa estratégia coesiva) Outra droga que nesse caso é lícita e vem causando preocupações entre médicos brasileiros é o aumento de cigarros eletrônicos (Vapes) na população de maioria jovem. Virou febre em moda ver rodinhas de jovens em bares e festas usando o cigarro eletrônico como "hobby". Porém, o INCA ( Instituto Nacional do Câncer) alerta os perigos que essa droga pode causas; além de dependência química o mesmo causa problemas cardiovasculares e até câncer. (Reelabore)

(Boa estratégia coesiva) Enfim, será necessário investimento pesado em políticas públicas para diminuir essas dependências tanto lícita quanto ilícita. A proibição definitiva do "Vape" seria umas das soluções. Além de uma maior fiscalização para acabar com o tráfico de drogas ilícitas e um investimento maior no SUS (Sistema Único de Saúde) com fácil acesso para clínicas de reabilitação para dependentes químicos e também a orientação e prevenção nas escolas brasileiras para mostrar aos jovens os perigos e as consequências dessas drogas. (Apresente todos elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200