[Sem título] - Banco de redações


Dependentes químicos: desafios para o tratamento adequado no Brasil

Enviada em: 23/05/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Constituição federal brasileira de 1988, (Sem vírgula) postula a importância do Estado para a garantia dos direitos civis, sobretudo no que se refere à saúde, principalmente, quando se trata de uma doença crônica. É possível perceber que os desafios para o tratamento dos dependentes químicos no Brasil são enormes e passam por diversas esferas, entre elas o preconceito e a estagnação estatal (Muito bem. Formulou a tese). Nesse sentido, a fim de alcançar a superação desse impasse, faz-se necessário propor medidas para amenizar essa problemática.

Frente a esse cenário, cabe pontuar que de acordo com a Organização Mundial da Saúde, a dependência química é uma doença caracterizada pelo uso descontrolado de substâncias psicoativas as quais causam danos físicos e psíquicos, de modo a ocasionar um ciclo de compulsão. Somado a isso, na obra “ Ensaio sobre a cegueira” (Vírgula) de José Saramago, descreve como os problemas sociais podem se tornar uma bolha, na qual o ser humano não consegue enxergar a dificuldade do outro. Sob este viés, a falta de informação sobre o assunto, (Sem vírgula) corrobora para a crescente criminalização, haja vista as pessoas que sofrem com o vício serem marginalizadas pelo tecido social, por as considerarem de má índole. Lê-se, pois, como inadmissível que a sociedade da informação ainda viva presa nos estigmas do preconceito. (Explore a discussão com mais pordutividade)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, outro grande desafio para o tratamento é a questão financeira, uma vez que muitas famílias não têm como arcar pelo serviço, ao qual exige uma equipe multiprofissional especializada. Com isso, o que se percebe, atualmente, é a postura deficitária do Poder Público, tendo em vista os investimentos insuficientes para cuidar da situação (Melhore a apresentação da discussão). Lamentavelmente, vivemos na sociedade do cansaço, como teorizou o filósofo Byung Chull Han, que está mais preocupada com a velocidade da produção e consumo, ao invés dos seus viventes, que por sua vez, estão mais esgotados e encontram nas drogas sua válvula de escape.

(Boa estratégia coesiva) Logo, percebe-se que é de suma importância a ampliação de ações de prevenção no cuidado a dependência química no Brasil. Diante disso, é fundamental que o governo, no âmbito do Ministério da Saúde, deve fortalecer os programas de apoio ao paciente e as famílias que sofrem com a doença, por meio de acompanhamento psicológico e intervenção medicamentosa, quando necessário, com uma equipe de profissional, com o intuito de levar saúde e bem-estar a todos. Espera-se, com isso, assegurar o que consta na carta magna. (Apresente o detalhamento)

Comentários do corretor


Explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200