[Sem título] - Banco de redações


Dependentes químicos: desafios para o tratamento adequado no Brasil

Enviada em: 23/05/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Considerada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), em 1964, como sendo uma doença psicopatológica, a dependência química não mais vista apenas como um “vício”, é um assíduo problema de saúde pública no Brasil. Entretanto, além da contestável política agressiva do Estado contra as drogas, outro grave desafio para o tratamento dos dependentes químicos, sejam de drogas ilícitas ou não, é o estigma ligado à temática que tende a diminuir a adesão dos doentes aos tratamentos propostos. Diante dessa perspectiva, faz-se imperosa a análise desses fatores. (Muito bem. Formulou a tese)

Em primeira análise, deve-se ressaltar a negligência do Estado que trata a problemática mais como uma questão policial e moral do que mesmo uma preocupação com a saúde pública. Nesse sentido, o documentário brasileiro “Notícias de uma guerra particular.”, (Sem vírgula) denuncia, já na década de noventa (Vírgula) a ineficiência do sistema opressor concentrado nas periferias, que, segundo o roteirista João Moreira, não colabora com a adesão dos doentes aos tratamentos. Tendo em vista a recuperação dos dependentes, seria mais eficaz uma postura acolhedora que tratasse não apenas dessa, mas de outras questões psicológicas e sociais que possam afligir esses cidadãos. (Explore a discussão com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é fundamental apontar os estigmas historicamente associados aos dependentes químicos como sendo uma barreira entre o doente e o tratamento. (Truncamento) Visto que, (Sem vírgula) no passado era comum que eles fossem internadas em hospícios, assim como conta o filme brasileiro “bicho de sete cabeças”, é comum que os indivíduos ainda sintam medo do direcionamento que lhes é dando dado, e do olhar julgador da sociedade sobre eles, que muitas vezes (Vírgula) mesmo depois de curados, não conseguem se reintegrar na sociedade e acabam reincidindo nas drogas. Tendo em vista que as principais causas do uso de drogas lícitas e ilícitas são a exclusão social e o escapismo, é necessário que a sociedade mude sua visão hostil e exerça mais empatia. (Explore a discussão com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Cabe ao Estado desmanchar sua política tão opressora e dar enfoque a construir e apoiar projetos de reabilitação e ainda se responsabilizar pela reintegração dos indivíduos, ofertando emprego, e, (Sem vírgula) pelo acompanhamento psicológico após a cura, para que assim não reincidam. Ademais , é primordial ainda que o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) crie projetos a exemplo do PROERD(Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), mas que por sua vez englobem não só os jovens ​​​​​​​(Vírgula) mas também a comunidade e as famílias, orientando-os a cerca  acerca do papel social importante que eles têm na cura desses dependentes. Afim  A fim de tornar os tratamentos mais atrativos e eficazes, amenizando essa problemática. (Apresente o detalhamento)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200