[Sem título] - Banco de redações


Dependentes químicos: desafios para o tratamento adequado no Brasil

Enviada em: 23/05/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O tratamento adequado para dependentes químicos é tema relevante no cenário contemporâneo brasileiro. Nesse sentido, cabe analisar o contato prematuro das crianças e dos adolescentes com o álcool e os desafios da reabilitação dos alcoólatras no Brasil. (Melhore a contextualização do tema) 

Inicialmente, vale destacar o consumo precoce de bebidas entre os jovens brasileiros. Dessa forma, é comprovada cientificamente a capacidade inferior de discernimento dos jovens que são propícios a vulnerabilidade do álcool, principalmente, por questões culturais onde herdam o hábito de beber no convívio familiar ou universitário (Explore essa discussão com mais produtividade). Ademais, o Brasil se destaca por sua legislação guardiã dos direitos infanto-juvenis, exemplo, o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), que proíbe a venda e o consumo de bebidas alcoólicas entre os menores de dezoito anos e responsabiliza criminalmente os infratores dessa conduta. 

(Boa estratégia coesiva) Além disso, vale salientar os desafios enfrentados para o tratamento eficaz no Brasil. Nesse contexto, algumas políticas públicas adotadas demostram-se ineficientes, como a falta de continuidade no tratamento dos dependentes químicos, a ausência de apoio para alguns usuários os quais não têm ajuda financeira ou emocional na recuperação e a ressocialização e a inserção no mercado de trabalho onde muitos alcoólatras perdem seus empregos ou ficam em situação de rua. Além do mais, o álcool é a porta de entrada para as drogas ilícitas as quais mantém a dependência e ocasiona diversas mazelas, como desavenças familiares, cometimento de delitos para sustentar o vício e o aumento na taxa de crimes violentos. (Delimite e explore a discussão com mais produtividade) 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Por fim, é urgente que as políticas públicas no combate ao alcoolismo encontre saídas compatíveis com o bem-estar social. Para tanto, é necessário investimentos como a ampliação dos Alcoólatras Anônimos, principalmente, por mídias sociais (Whatsapp, Instagram, Facebook), políticas pra o fortalecimento familiar com ajuda para o custeio do tratamento e aparato emocional, social e psicológico (Vírgula) e a intensificação na fiscalização de bares, boates e eventos para coibir o consumo de bebidas por crianças e adolescentes. (Apresente todos os elementos da proposta de internvenção)

Comentários do corretor


Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200