A Dependência Química Como Zona De Escape [Italo] - Banco de redações


Dependentes químicos: desafios para o tratamento adequado no Brasil

Enviada em: 23/05/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A partir da Revolução Técnico-Científico as pessoas passaram a ser mais imediatistas, (Melhore a progressão de ideias) mediante a todos os avanços tecnológicos advindos deste processo histórico. Nesse contexto, vê-se que isso se reflete na hodiernidade, pois, (Sem vírgula) os tratamentos adequados para dependentes químicos oferecidos pelo SUS – Sistema Unificado  Único de Saúde – são escassos, logo, isso perpetua a busca por resultados, sensações e “perfomances” imediatas com o uso de substâncias químicas. (Melhore a contextualização do tema) 

Sob essa óptica, a disponibilidade de um tratamento adequado para usuários é mínima, o que dificulta ainda mais a possibilidade de ocorrer uma recuperação saudável. Ademais, na série “Euphoria” (Vírgula) a protagonista Rue é diagnosticada com Transtorno Generalizado de Ansiedade ainda muito jovem, isso faz com que a mesma se apegue ao uso indevido de medicamentos e drogas como mecanismo de escape da realidade cruel, o que logo se torna um vício. Ao longo da trama, ela sofre uma Overdose e passa a frequentar centros de reabilitação, no entanto, por não haver um tratamento humanizado e empático a personagem continua ingerindo essas substâncias. Na atual conjuntura brasileira, situações como essa acontecem com frequência alarmante, pois, (Sem vírgula) os dependentes químicos não sabem ou não procuram ajuda, e quando o fazem não recebem o apoio necessário dos órgãos competentes. Deste modo, essa negligência nos tratamentos acarreta a persistência do uso inadequado de substâncias químicas. (Delimite e explore com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Além disso, por estar em busca de uma imagem “perfeita” (Vírgula) essa comunidade acaba fazendo uso excessivo de determinadas substâncias. Por intermédio da teoria da “Sociedade do Espetáculo” (Vírgula) do filosofo Guy Debord (Vírgula) é possível esclarecer a origem desse pensamento, que é fortalecido pelo universo capitalista, em que os indivíduos deixam de viver uma realidade concreta para viver em um mundo de fantasias, onde tudo é movido pela felicidade do consumo daquilo que o sistema dita ser essencial. Nesse viés, o prazer passa a ser algo movimentado pelo acúmulo de “espetáculos”, sendo essas, (Sem vírgula) advindas de resultados, sensações e “perfomances” ilusórias que o uso de medicamentos e drogas simula na mente do cidadão. Dessa forma, caso não ocorra uma intervenção eficiente o indivíduo pode se tornar submisso ao vício, o que acarretaria o óbito do mesmo – em casos mais graves. (Delimite e explore a discussão com produtividade) 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas devem ser buscadas para atenuar o impasse. Infere-se que o Ministério da Saúde idealize projetos sociais que procurem dependentes químicos para auxiliá-los e abrigá-los durante o processo de reabilitação em conjunto com o tratamento humanizado. Tal ação poderá ser tomada através de investimentos do governo federal em centros de apoio, com o intuito de ampliar e incentivar cada vez mais a causa. Assim, essa coletividade terá como se reerguer mesmo diante do vício e dos empecilhos acarretados pelo mesmo. Espera-se, com isso, conter os desafios para o tratamento adequado dos dependentes químicos no Brasil. (Faltou apresentar o detalhamento) 

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas. Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200