Dependentes Químicos - Banco de redações


Dependentes químicos: desafios para o tratamento adequado no Brasil

Enviada em: 23/05/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Segundo a Constituição federal (Vírgula) é dever do Estado garantir o acesso à saúde. É indiscutível a importância da ação do SUS (Sistema Único de Saúde) para com dependentes químicos que necessitam de um tratamento mental e físico eficaz, pois cidadãos nessa situação são um risco para sua própria vida e para o convívio em sociedade. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese) 

Primeiramente é necessário obter conhecimento do que leva o indivíduo a consumir entorpecentes que acabam levando ao vício. Através do Ministério da Saúde (Vírgula) em 20221 (Vírgula) foi registrado 400,3 mil atendimentos a pessoas com transtornos mentais e comportamentais devido ao uso de drogas. Logo é notável a ligação entre essas duas questões, já que diversas drogas proporcionam sensação de bem-estar momentâneo (como o álcool) e depois do efeito acabar causa diversos problemas, como a depressão, que leva o sujeito a consumir mais, consequentemente, causando vício. É valoroso que o diagnóstico e o tratamento mental seja feito rapidamente, para que a pessoa não procure outros meios de aliviar seus sintomas e acabe se prejudicando. (Delimite e explore a discussão com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Além disso, a falta de investimento na saúde, especificamente para o tratamento de dependentes químicos, é extrema. Raramente se vê campanha para a prevenção, e quando é visto é destinado ao público masculino (Melhore a construção dessa discussão) excluindo as mulheres que necessitam de um tratamento diferenciado devido às questões hormonais, como menciona uma matéria da BBC. De acordo com uma pesquisa feita pela Uniad com usuários de drogas da Cracolândia, em 2019 (Vírgula) 78% dos participantes relatam ter vindo de suas próprias casas ou da casa da família. (Vírgula) muitas vezes famílias de comunidades pobres onde vivem sujeitos mais vulneráveis a desenvolver problemas mentais (como a depressão) devido a questões sociais. O Estado é responsável por investir e possibilitar o acesso à saúde aos mais necessitados, que muitas vezes não possuem aprendizado sobre saúde mental e acreditam em tabus devido à falta de conhecimento. (Delimite e explore com mais produtividade) 

​​​​​​​(Reveja a estratégia coesiva) Devido aos fatos mencionados, é perceptível que o dependente químico necessita de um tratamento adequado e com resultados precisos, para que não acabe se sujeitando a maus hábitos que o levam a dependência. O investimento do Estado é o principal aliado para que o SUS (Sistema Único de Saúde) possa dar a assistência necessária a homens e mulheres. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200