DANI > Dependentes Químicos: desafios para o tratamento adequado - Banco de redações


Dependentes químicos: desafios para o tratamento adequado no Brasil

Enviada em: 23/05/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

É indiscutível que (Vírgula) de acordo com a definição da (OMS) Organização Mundial de Saúde, a dependência química é uma doença caracterizada pelo uso de uma ou mais substâncias psicoativas, ou seja, que causam mudanças no estado mental da pessoa, este fator é caracterizado pelo uso do álcool, maconha, cocaína, crack ou outros elementos entorpecentes, esse tipo de doença afeta todo aspecto de vida dos indivíduos sejam eles: familiares, sociais, escolares, ambientais ou individuais. (Formule a tese. Evite um parágrafo frasal) 

Antes de mais nada, para saber que uma pessoa está com dependência química basta observar seu cotidiano, melhor dizendo, mudanças na rotina que podem deixar o dependente com a rotineira alterada por causa do vício, com isto acaba atrasando-se para compromissos pessoais, ambiente de trabalho, colégio entre outros. Mudanças na personalidade e comportamento, (Sem vírgula) torna-se comum que o subordinado fique agressivo com outras pessoas mesmo que não esteja com más intenções, até mesmo isolar-se, para fugir do problema. Sob o mesmo ponto de vista os desafios para o tratamento dos dependentes químicos no Brasil são enormes diversas esferas, entre elas o preconceito, que muitas vezes é decorrente pela falta de informação sobre o assunto. Exemplos: *Vergonha *Negação *Problemas no relacionamento interpessoal *questões financeiras e assim por diante. (Reestruture e explore com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Ademais os tipos de tratamentos para este tipo de enfermidade são: a desintoxicação: (Vírgula) que é importante para a reestruturação das funções metabólicas afetadas pela toxidade, (Melhore o encadeamento textual) psicoterapia: (Sem dois pontos) é um processo que propõe a combinação de terapias de suporte psicológico com medicamentos adequados, internação: (Sem dois pontos) estão destinados ao apoio a quem não consegue superar essa batalha sozinho e medicamentos: (Sem dois pontos) que são aplicados depois de serem escolhidos e monitorados pela equipe responsável. (Reestruture e explore com mais produtividade. Evite um parágrafo frasal) 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Desta forma, a sociedade deveria orientar-se melhor sobre o assunto tratado, buscando conversar com a pessoa que passa por isto, procurando um lugar calmo para socializar usando sempre palavras de apoio, e também procurar quem entende do assunto para orientá-las da melhor forma possível, e buscar médicos para encaminhar o remédio correto, assim a sociedade conseguiria melhorar a situação da dependência química no Brasil. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção. Evite um parágrafo frasal) 

Comentários do corretor


Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     640


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200