[Sem título] - Banco de redações


Dependentes químicos: desafios para o tratamento adequado no Brasil

Enviada em: 23/05/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No Art.1 da Constituição federal de 1988, é apresentado o dever do Estado perante a sociedade, o qual é assegurar a justiça social com enfoque na dignidade humana, garantindo a todos os indivíduos o acesso democrátio em variados âmbitos socias. No entanto, há embróglios que afetam tal garantia, como os enfrentados para o tratamento adequado de dependentes químicos no Brasil, configurando um cenário antidemocrático e desigual. Logo, a ausência de suporte do governo, bem como a falta de informação sobre o assunto são desafios a serem trabalhados para a obtenção de resultados promissores ao país. (Muito bem. Formulou a tese) 

Nesse sentido, é inquestionável que a negligência de uma parcela da sociedade afeta consideravelmente, (Sem vírgula) as demais esferas , sejam elas sociais, econômicas ou educacionais, assim, a indiferença do governo em promover maneiras eficientes de suporte aos dependentes químicos, (Sem vírgula) colabora para parâmetros agravantes ao Brasil. Destarte, segundo o sociólogo Max Weber, o poder é o fator fundamental do governo, ou seja, o fornecimento de benefícios soicias, financiamento às instituições e indivíduos, é de suma responsabilidade governamental. Dessa maneira, a elaboração de projetos centrados a recuperação do dependente químico, contribuem para o bem-estar social e individual. (Explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a desinformação sobre tratamentos e sintomas envolvendo os dependentes químicos, (Sem vírgula) cria um ambiente propicío à vinculação de preconceitos e fake news. Assim, em dados divulgados pela ONU (Desenvolva a sigla), em 2017, a falta de informação é uma ameaça global, pois as consequências de tais atos são desastrosos, disseminando a exclusão de indivíduos, ideias equivocadas e violência. Portanto, a criação de cartilhas explicativas por parte do Poder Público e demais canais de comunicação, (Sem vírgula) assegura ao toxicomaniâco o tratamento seguro, adequado e de direito. (Explore com mais produtividade) 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, é preciso que os governos estaduais apliquem recursos nos municípios, com o intuito de financiar projetos voltados a recuperção adequada e de qualidade dos indivíduos dependentes, a fim de proporcionar a melhoria significativa do ser humano e de sua reinserção na sociedade. Ademais, é necessário que o Ministério Público (Vírgula) com auxílio dos meios de comunicação, crie cartilhas e propagandas que exemplifiquem os principais sintomas decorrentes do uso abusivo de substâncias químicas, e os tratamentos eficientes para tais quadros, com a função de amenizar a propagação de notícias falsas e, consequentemente, atos de preconceito, violência e eclusão exclusão.Como efeito social. (Vírgula) tais medidas, trarão, melhoria individual do doente, e não obstante, crescimento nos parâmetros sociais, econômicos, educacionais e a garantia assegurada pela Constituição de 1988. ​​​​​​​(A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200