A dependência química e o bem-estar social - Banco de redações


Dependentes químicos: desafios para o tratamento adequado no Brasil

Enviada em: 22/05/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

De acordo com o sociólogo francês Émille Durkheim, existem nas sociedades grupos de pessoas que desviam de suas funções naturais. Como consequência, esses desviantes ameaçam o bem-estar social. Logo, é possível afirmar que dependentes químicos compulsivos do Brasil pertencem a tal nicho, visto que o vício manifesta-se como um sério problema de saúde e segurança pública no país. Desse modo, a questão urge por intervenção de caráter governamental. (Formule a tese)

Em primeira instância, o vício em produtos químicos deve ser observado como um problema de saúde. Tal afirmação resulta-se das alterações negativas no funcionamento do organismo humano após o consumo de entorpecentes a longo prazo. Além disso, com a devida metodologia médica é possível retroceder o paciente adicto ao estado de dependência química, como ilustrado no livro "A menina do quarto escuro", de Manoel Fernandes. Na obra, a personagem Rosária torna-se usuária compulsiva de álcool, mas consegue superar o vício após a intervenção de um médico. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Por outro lado, não é possível negar que o uso obsessivo de entorpecentes interfere na estabilidade da segurança urbana. (Truncamento) Visto que, adictos estão propensos a cometer delitos de modo a sustentar a nutrição de sua compulsão, de forma que ações das forças armadas são bem justificadas. Todavia, essas iniciativas de modo algum devem ser isoladas das deliberações do setor da saúde. Por exemplo, as medidas tomadas na Cracolândia, no município de São Paulo, tiveram teor exclusivamente policial. Como resultado, a região continua a existir. (Explore a discussão com mais produtividade)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Diante desses fatos, conclui-se que é necessária a união entre secretarias de saúde e departamentos de polícia para apreender e encaminhar toxicomaníacos para centros públicos de reabilitação. Para tal, é imprescindível que as operações das forças armadas sejam construídas com esse objetivo. Além disso, o Poder Legislativo deve promover uma maior efetividade das internações, para esse propósito é essencial a atualização do Código Civil brasileiro. Nesse contexto, o recurso terapêutico será difundido no público-alvo e, consequentemente, o Brasil estará mais próximo do bem-estar social proposto por Durkheim. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As dicussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200