Dependentes químicos: desafios para o tratamento adequado no Brasil. - Banco de redações


Dependentes químicos: desafios para o tratamento adequado no Brasil

Enviada em: 22/05/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No livro "O cidadão de Papel", do jornalista Gilberto Dimenstein, a denúncia da ineficácia de diversos mecanismos legais é feita, evidenciando uma cidadania aparente - metáfora utilizada pelo autor. Nesse sentido, pode-se relacionar tal premissa ao que ocorre no Brasil, com o fato de existirem inúmeros desafios para os dependentes químicos que estão em busca de um tratamento, o que inviabiliza a plenitude dos direitos cidadãos, tendo como exemplo, a inobservância estatal e a desigualdade informacional. (Muito bem. Formulou a tese) 

Em primeiro lugar, de acordo com a Constituição federal de 1988, os direitos básicos são assegurados a toda a população brasileira. Entretanto, isso não ocorre na prática, haja vista que a recuperação de pessoas que sofrem com alguma dependência química está comprometida. Essa constatação pode ser feita na medida em que há o nítido descaso governamental perante esse obstáculo, pois não acontecem políticas públicas que visem facilitar o acesso das mesmas à um centro especializado nesse aspecto. (Explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, vale ressaltar o reflexo da exclusão digital e informacional para o agravamento desse cenário excludente. Com o advento da Terceira Revolução Industrial, iniciada em meados do século XX, as inovações tecnológicas e de comunicação, como a criação da internet, intensificaram o processo de globalização e reduziram as distâncias socioculturais entre os diferentes povos. No entanto, devido à disparidade socioeconômica, o desenvolvimento tecnológico beneficiou apenas uma parcela privilegiada da sociedade e acentuou a segregação de indivíduos desprovidos de celulares e televisões, o que acarretou na exclusão do ambiente virtual, levando ao desconhecimento dos meios para o combate a essa problemática, visto que, segundo o Comitê Gestor de Internet, mais de 30 milhões de brasileiros não tinham acesso à internet em 2020. (Melhore a apresentação dessa discussão)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar o problema apresentado. Para tanto, urge que, a fim de garantir um serviço de saúde de qualidade a todos os cidadãos, o Ministério da Saúde, por meio do direcionamento de verbas governamentais, crie centros especializados no tratamento de dependências químicas, de modo a incentivar as pessoas a buscarem ajuda médica e democratizar o acesso à saúde. Ademais, compete ao Ministério da Ciência e Tecnologia combater a exclusão digital, por meio da oferta de celulares e redes gratuitas de Wi-Fi para pessoas financeiramente desprovidas com o intuito de promover maior inserção. Assim, a realidade brasileira poderá ser diferente do contexto em que está inserida. ​​​​​​​(Apresente o detalhamento)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200