No final da década de 80, durante o surto de HIV/AIDS, as políticas públicas voltadas para o tratamento de dependentes químicos no Brasil cresceram consideravelmente, devido ao contágio através das seringas. Entretanto, mesmo após anos, o problema ainda não foi resolvido. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 6% da população brasileira possui alguma dependência química, o que totaliza o número de 12,4 milhões de usuários. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
A crescente taxa de desemprego, a crise econômica e as consequências da pandemia do coronavírus tendem a aumentar esses dados. Os dependentes químicos são um grupo marginalizado na sociedade, pois além de sofrerem com os efeitos do uso de substâncias, são discriminados na sociedade, entre amigos e na própria família. Todos esses fatores dificultam a procura do indivíduo por tratamento adequado e reintegração ao mercado de trabalho. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, convém ao Ministério da Saúde destinar verbas para a construção de clínicas de reabilitação humanizadas por todo o país, que sejam dirigidas por profissionais especializados nesse tipo de tratamento. Ademais, a família do paciente deve ser orientada para eliminar estigmas sociais e também devem ser oferecidos cursos profissionalizantes ao dependente químico, para que quando finalizar o tratamento tenha condições de regressar ao convívio social e econômico. (Apresente o detalhamento)
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |