As questões envolvendo a segurança da sociedade é uma preocupação nacional. Esse debate ganhou maior importância em razão do massacre de 12 alunos de uma escola municipal do bairro de Realengo, no Rio de Janeiro. Se a situação da segurança já era crítica, depois dessas mortes, a sensação de insegurança aumentou em todos os níveis sociais.
Nesse sentido, aumentar a percepção de segurança passou a ser prioridade social. Não podemos ficar inertes, pois a sociedade já possui um débito com os jovens que é a qualidade do ensino. Se são órfãos dessa qualidade, não podem ficar à mercê da insegurança.
Por isso, medidas eficazes de contenção devem ser implementadas, mesmo que, em um primeiro momento, nos pareça desmedidas. É inaceitável que pessoas estranhas ao convívio escolar tenha livre acesso. O controle por meio da apresentação de documentos, a filmagem dos visitantes o atendimento ao público sem que circulem pelos espaços exclusivos aos alunos devem existir.
Além disso, a presença policial nas cercanias das escolas ou, até mesmo, a existência de detectores de metais são fortes inibidores de ações delituosas ou inconvenientes. Mas, tudo isso, precisa do respaldo comunitário.
Esse respaldo servirá para envolver e integrar a sociedade no combate à violência escolar, cujo ambiente deve ser acolhedor e propício ao desenvolvimento intelectual de nossos jovens. Eles têm esse direito e é nossa obrigação oferta-los a sensação de segurança os quais sentem ao adentrarem seus lares, pois, só assim, poderemos falar em futuro promissor desta e das próximas gerações.
Comentários do corretor
DE QUEM?
ACENTUAÇÃO
Cuidado com a repetição de palavras. Leia sempre mais. Você é capz de fazer um texto mais persuasivo e crítico.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 2 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |