A falta de informação, ignorância e preconceito, historicamente, são fatores que prejudicam a sociedade. A Revolta da Vacina é um exemplo claro disso, pois ausência de esclarecimentos e ideias difusas fizeram com que conflitos e pensamentos distorcidos fossem disseminados. E, atualmente, esses mesmos fatores são agravadores para o desafio do tratamento da dependência química no Brasil, predominando uma visão discriminatória, no qual, (Sem vírgula) o dependente é visto como mau-caráter e, consequentemente, não admite seu vício. (Formule a tese)
Desde 2014, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dependência química é considerada como um distúrbio psiquiátrico, não como desvio de conduta ou moral, porém o senso comum continua a pregar isso, crucificando o uso de drogas sejam lícitas ou ilícitas (Melhore a construção de sentido). Desta forma, na maioria dos casos há uma recusa do usuário, seja por vergonha ou inconscientemente, (Paralelismo) em reconhecer o vício, prejudicando assim, (Sem vírgula) sua reabilitação, por não começar um tratamento, buscar ajuda. Portanto, mesmo que seja forçada reabilitação podem ser ainda mais difícil a recuperação, causando até traumas, além de ser um fator que influência, por exemplo, na fuga de casa para cracolândias, por essa pressão social, consequentemente, familiar, sofrida e distúrbios causados pelas drogas. (Delimite e explore a discussão com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) Ainda pensando nesta negação, é visto principalmente, no tocante aos psicoativos lícitos (Vírgula) porque acredita-se que por ser legal teriam efeitos irrelevantes, baixos, no qual, a qualquer momento o indivíduo pararia o uso. Contudo, vê-se torna-se cada cada vez mais comum predominantemente entre jovens, problemas de alto controle, cardíacos e emocionais causadas pelo álcool e dificuldades respiratórias e de memória proveniente do cigarro, sem quase nenhuma redução no uso. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, urge uma fomentação social a respeito do assunto para superação deste preconceito e negação, feito pelo Ministério da Saúde através dos Sistema Único de Saúde (SUS) e atendimentos públicos de saúde das universidades, abrangendo um vasto público. Além, é claro, de movimentos na área da educação, onde o público mais sensível, os jovens, encontram-se. Ambas as iniciativas objetivando uma reformulação nas ideias discriminatórias, demonstrando que há lugares seguros onde pode-se encontrar ajuda, não julgamentos, e enxergar a seriedade e gravidade da dependência química. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |