Dependência química - Banco de redações


Dependentes químicos: desafios para o tratamento adequado no Brasil

Enviada em: 21/05/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

São Tomás de Aquino defendeu que todas as pessoas precisam ser tratadas com a mesma importância. Porém, a questão da dependência química contraria o ponto de vista do filósofo, uma vez que no Brasil, (Sem vírgula) esse grupo cresce a cada dia, sendo que proporcional ao seu aumento está a dificuldade para um tratamento adequado. Nesse contexto, torna-se evidente como causas, (Sem vírgula) problemas emocionais bem como a precariedade na infraestrutura. (Muito bem. Formulou a tese)

Em primeiro plano, evidencia-se que os problemas emocionais são um grande responsável pela complexidade da questão. Segundo o site Hospital Santa Monica, os fatores que levam a dependência estão ligados principalmente a: traumas de infância, depressão e quadro de ansiedade. Conforme Aristóteles, a política tem a função de preservar o afeto entre as pessoas de uma sociedade. Contrariamente os dependentes não encontram o respaldo político necessário para ser solucionado. (Explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, outra dificuldade encontrada é a questão da infraestrutura precária. De acordo com dados do Tesouro Nacional, atualmente o investimento em infraestrutura é baixo e representa o menor em 10 anos. Ademais, muitos pacientes não se sentem motivados a realizar o tratamento, como também, profissionais da saúde que alegam não ter como investir no tratamento, devido às condições de trabalho, o que agrava a situação. (Explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. Dessa forma o Ministério da Educação, juntamente com o Conselho Federal de Psicologia do Brasil, desenvolvam "workshops" em escolas, (Sem vírgula) sobre a importância do enfrentamento de problemas emocionais e combate as drogas. Além disso, ofertando atividades práticas como dinâmicas e dramatizações. Outrossim, o Ministério Público Federal deve fiscalizar o destino dos investimentos, afim  a fim de distribui-los as áreas que mais necessitam. Para tanto, os órgãos responsáveis, (Sem vírgula) podem criar consultas públicas, em que a população interaja e aponte questões que precisam ser resolvidas. A partir dessas ações, espera-se promover a construção de um Brasil melhor. (Apresente o detalhamento) 

Comentários do corretor


Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200