A Constituição federal no artigo 6° garante a todo cidadão brasileiro direito à saúde, segurança, trabalho, cultura e previdência social. Os dois pilares que evidenciam a problemática e o silenciamento e a desigualdade social . (Não contextualizou o tema propriamente dito)
O silenciamento por parte do poder público, por não fazer uma divulgação sobre o atendimento especializado para os dependentes químicos , principalmente em área periférica (Melhore a construção de sentido). A grande massa influencia e trás traz um esteriótipo culturalmente construído, sobre o uso de drogas (Vírgula) trazendo uma falsa liberdade, realização e felicidade. (Reestruture e explore com produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) A desigualdade social, (Sem vírgula) influencia gravemente na saúde mental do indivíduo, que ao meio do desespero financeiro acaba se envolvendo com as drogas , e consequentemente fazendo o uso de substâncias ilícitas e lícitas. (Evite um parágrafo frasal. Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Portanto (Vírgula) é imprescindível que o Ministério da Saúde, (Sem vírgula) faça uma propaganda e um debate nas escolas sobre a temática, de modo que a sociedade e a rede escolar seja alertada sobre as consequências do vício em substâncias como por exemplo o álcool que trás traz diversos problemas na saúde, e principalmente tlme conhecimento sobre o direito ao atendimento especializado. Assim , a Constituição federal será colocada em prática em prol do bem-estar da sociedade e da cidadania. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reelabore e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |