A dependência depende da sociedade? - Banco de redações


Dependentes químicos: desafios para o tratamento adequado no Brasil

Enviada em: 20/05/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Conhecida como a grande estrela do cinema americano, Marilyn Monroe enfrentava um vício que ocasionalmente levou a sua morte. A atriz, com vício em calmantes, teve um tratamento inadequado a sua patologia. Em virtude do Brasil (Melhore a construção de sentido), muitos dependentes químicos enfrentam o mesmo problema seja por um tratamento igualitário de gênero, seja pelo abandono social. (Muito bem. Formulou a tese)

Dessa forma, em primeira análise, é necessário entender que as diferenças de gênero pode interferir em um tratamento mais eficaz. Para o filósofo Aristóteles, há igualdade quando tratamos as igualdades com igualdade e as desigualdades com desigualdade. Ou seja, já que as diferenças existem na sociedade pois que sejam tratadas como tais, consoante, os dependentes químicos, com sua variedade de gênero, recebe acompanhamento baseado somente nas especificidades masculinas (Melhore a construção dessa ideia). Dessa maneira, mulheres e transexuais sofrem desafios, como a discriminação, agressões físicas e até verbais, que, (Sem vírgula) consequentemente levam ao abandono do tratamento. Por isso, é essencial ter cautela com todos os pacientes.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, a falta de apoio social frente à aceitação dos indivíduos patológicos na sociedade é também um entrave na melhoria destes. De acordo com a pesquisa realizada pela Prefeitura de São Paulo, na Cracolândia,– moradia dos dependentes químicos- a quantidade de pessoas usuários de drogas que frequentam esse local em 2021 superou a de 2018, com 713 pessoas por dia e 509 pessoas por dia, respectivamente. Isso mostra o quanto esse local é um ponto eficiente para a obtenção de drogas, e que, para os moradores os quais sofrem de abstinência, podem facilmente encontrar-se em uma recaída. Entende-se, desse modo, que essa segregação social dificulta aos que buscam melhoras. (Delimite e explore a discussão com produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é imperioso ações para amenizar o desafio. Neste caso, o Ministério da Saúde deve investir, nas clínicas de tratamento gratuitas, profissionais capacitados para lidar com o tratamento de dependentes químicos, focando assim, (Sem vírgula) nas características próprias de cada pessoa. Isso será feito por meio de uma parcela das verbas governamentais, com objetivo de obter sucesso no controle dos indivíduos enfermos. Atrelado à isso, concerne às clínicas, (Sem vírgula) oferecer também passeios em locais interativos na cidade para a integração dos dependentes na sociedade. Assim sendo, o problema será alarmante amenizado. (A proposta de intervenção está incompleta)

Comentários do corretor


Explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200