Barrar acesso e diminuir riscos - Banco de redações


Dependentes químicos: desafios para o tratamento adequado no Brasil

Enviada em: 20/05/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No Brasil, os desafios para o tratamento adequado da dependência química é um entrave que precisa ser discutido. No documentário “Amigos da clínica” (Vírgula) da Netflix, passa-se a noção de que quanto mais se usa droga mais se tem de usá-la para dar o mesmo efeito. Dessa forma, pode-se entender que a dependência química pode estar ligada ao amplo acesso aos entorpecentes, mas também à geração de inúmeros riscos à saúde humana. (Muito bem. Formulou a tese)

Primeiro, o vasto acesso às drogas causa a dependência química. Corrobora com isso a alegoria da Caverna de Platão, onde indivíduos sem esclarecimento crítico ante às adversidades encontram-se presos, em que apenas sombras da realidade são visíveis. Geralmente, muitas pessoas buscam nas drogas as respostas para problemas da vida emocional, financeira, espiritual e até amorosa, e terminam pervertidos. Infelizmente, um simples convite ao uso de ilícitos alucinógenos feito por alguém, na verdade, pode gerar uma séria submissão química com transtornos graves. (Delimite e explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, o uso de drogas gera imensos riscos à saúde. Nesse sentido, o médico Dráuzio Varella aponta a geração de vários riscos à vitalidade orgânica como transtornos mentais e comportamentais devido à utilização de substâncias alucinógenas e álcool. Assim, o estado de equilíbrio vital do desfrutador, quando precarizada, também é vitimada pela máscara da realidade e pelo vício do organismo. Logo, a longo prazo, quem usa drogas pode estar associado, inclusive, ao desenvolvimento de doenças como a alteração da sanidade, perda da memória e desorientação. (Delimite e explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Fica evidente, diante do exposto, a necessidade de barrar o acesso às drogas ilícitas e diminuir os riscos à saúde de dependentes químicos no Brasil. Para isso, o governo federal deve financiar a criação de clínicas de reabilitação para viciados em tóxicos, com a finalidade de acolher, atender e tratar essas pessoas de forma adequada. Isso deve ser feito por meio do aumento e destinação de verbas – direcionadas a um programa especial de assistência médica apropriada para quem é dependente do uso de narcóticos. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200