" Pouca saúde e muita saúva, os males do Brasil são". A metáfora de "Macunaíma"- livro de Mario de Andrade- retratava várias mazelas brasileiras. Embora de 1928, a obra é atualizada pelos desafios existentes na disponibilidade de tratamento adequado dos dependentes químicos, fator que fere a isonomia constitucional. Assim, governo e sociedade civil organizada deve atuar para derrubar os enclaves quem impedem a disponibilidade de um tratamento digno aos usuários de drogas. (Formule a tese)
(Não é considerado um elemento coesivo) A priori, é importante destacar o papel do governo em garantir o cumprimento da Constituição de 1988 que diz que a saúde é direito de todos e dever do Estado. Dessa forma, percebe-se que os dependentes químicos só terão acesso a uma ajuda sanitária digna se o governo federal fornecer, por exemplo, clínicas de reabilitação que irão ajudar na recuperação desse usuário. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a sociedade civil organizada também tem papel fundamental na solução do problema- democratização do acesso ao tratamento destinado a dependentes químicos. Dessa maneira, a sociedade terá função de informar aos órgãos públicos-como polícia civil, polícia militar, secretarias de saúde- a existência de pontos de venda de drogas e de pessoas que necessitam de ajuda, (Ponto final. Reestruture e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Destarte, cabe ao Estado e sociedade civil organizada atuarem em conjunto para fornecer o tratamento adequado aos dependentes químicos. Por meio de um aplicativo gratuito chamado "denúncia online" a população irá fornecer informações sobre a existência de dependentes químicos que precisam de ajuda e, além disso, denunciar os pontos de vendas de drogas. Isso tudo terá como consequência o combate aso desafios existentes na disponibilização de um tratamento adequado aos usuários de droga. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |