De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dependência química é uma doença que se caracteriza pelo uso descontrolado de uma ou mais substâncias psicoativas, ou seja, que alteram o estado mental do indivíduo. Os desafios para o tratamento da dependência química no Brasil são enormes e diversos, entre eles a desinformação acerca do assunto. (Muito bem. Formulou a tese)
A falta de informação impede que o próprio dependente identifique quando o consumo de determinada substância se tornou um vício. Um ponto importante para essa definição é que o dependente não deve ser julgado como alguém que está naquela situação porque quer, a dependência química é uma doença crônica que atinge diversos aspectos da vida. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) Segundo um relatório divulgado após a realização de uma pesquisa da Fundação Osvaldo Cruz (FIOCRUZ) (Vírgula) com objetivo de analisar os parâmetros epidemiológicos do uso de drogas no país, 9,9% da população já consumiu drogas ilícitas em algum momento da vida, outro dado impactante é que 5%dos indivíduos com menos de 18 anos revelaram consumo excessivo de álcool que pode ser considerado vício, essa cituação situação é caótica, contudo mutável. (Abordagem limitada. Evite um parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Convém, portanto, ao governo e ao Ministério da Saúde elaborar (Vírgula) através do Centro de Atenção psicossocial (CAPS) (Vírgula) com o aumento de campanhas anti_drogas antidrogas e medidas mais eficientes de tratamento como desintoxicação e psicoterapias. É obrigação do governo garantir saúde à população para ordem e progresso da nação. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |