As escolas, nos últimos anos, transformaram-se em palco de casos de violência. Local dedicado à aprendizagem tornou-se um ambiente para manifestação do bullying, intolerância ou até mesmo casos mais extremos que levaram ao óbito. Fatos assim levantam uma problemática: como melhorar a segurança na escola?
No Brasil, inúmeros casos de violência ocorrem diariamente, seja física ou até mesmo a intolerância em relação ao outro, ou seja, aquele que apresenta visão de mundo “diferente”. Diante dessa realidade, as escolas devem agir, ao oferecer uma educação cujo seio é aquilo vivenciado pela comunidade que a cerca, além de que, oferecer mecanismo para exame e solução dos problemas. Sendo assim, o ato educar dará ouvidos aos alunos, sujeitos ativos e capazes de questionar e transformar o meio.
Entretanto, a questão da violência não deve encerrar perante aos muros da escola. Fundamental aproximar e estabelecer uma rede de diálogos entre escola e a comunidade mais próxima, em que todos participem de atividades, tomem conhecimento dos casos de violência e, além do mais, busquem uma solução a fim de não permanecerem alheios aos problemas ocorridos constantemente.
Diante dos mecanismos aqui apontados, surgem possibilidades para uma educação que empregue o respeito ao outro, ou seja, compreender que vivenciamos em uma sociedade multidiversificada em relação à maneira de crer, opção sexual, como também etnia e de ordem socioeconômica, resulta em compreender nós mesmo, nossas angustias e carências. Abrem-se uma lacuna para buscarmos soluções para problemas que afligem a sociedade.
Portanto, enfrentar o problema da violência deixa claro o papel desempenhado pelas mais diversos setores da sociedade, como também de uma educação de qualidade e atuante, capaz de dar voz aos alunos, pais e professores, em uma prática para redução da violência. Aspectos estes essenciais para conviver, ou seja, vivermos juntos.
Comentários do corretor
ACENTUAÇÃO
INCOESO
Antes de iniciar a sua produção, leia atentamente a coletânea apresentada em nossa proposta. Amplie seu conhecimento sobre o tema e faça uma análise mais crítica da problemática. Dê exemplos e forneça dados que intensifiquem seus argumentos. Ouse. Saia do senso comum.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 2 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |