Na novela “O clone”, exibido pela rede globo, Relata a história de Mel, uma jovem de família bem sucedida e que acaba se tornando usuária de drogas, consequentemente, dependente química. Melissa e sua família se recusam a iniciar um tratamento médico e acreditam que não é necessário pois não se trata de uma doença. Entretanto, a realidade no Brasil não é diferente da ficção, os desafios que os dependentes químicos enfrentam no país para terem um tratamento adequado é alarmante, e é necessário que novas medidas eficazes sejam estabelecidas a fim de combater esse impasse. (Formule a tese)
Sob essa perspectiva, convém enfatizar que um dos principais desafios desafios que o dependente enfrenta ao longo de sua caminhada é o reconhecimento da doença.Segundo dados do Conselho Municipal Antidrogas de São Paulo, revela que 77% dos dependentes químicos não conseguem sequer iniciar um tratamento médico, pois não possuem entendimento sobre a doença, acredita-se que não passa de uma experiência boa e que a qualquer momento essa vontade cessará. O primeiro passo para iniciar um tratamento com êxito é reconhecer que precisa de ajuda. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Cabe destacar, ainda, que o preconceito também contribui negativamente para a persistência do impasse. Em 2021, o comentarista Walter Casagrande rebateu aos ataques que havia recebido nas redes sociais, o chamando de “cheirador”. Mesmo após treze anos sem consumir drogas lícitas e ilícitas, o ex- jogador ainda continua sendo alvo de comentários e críticas. O preconceito não só desanima o portador como o faz duvidar se vale a pena passar por um tratamento complicado e depois ser vítima do descaso, bullying e ser excluído da sociedade. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portando, cabe ao MEC (Desenvolva a sigla) juntamente com emissoras de TV, Ongs e Ministério da Saúde (Vírgula) organizar palestras nas escolas e programas sobre informações sobre a doença e como reconhecer que precisa de ajuda. (Truncamento) Com a finalidade de conscientizar a sociedade sobre os malefícios do preconceito e da negação. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |