O quadro expressionista o grito, do pintor norueguês Edvard Munch (Vírgula) retrata a inquietude, o medo e a desesperança no semblante de um personagem envolto por uma atmosfera de profunda desolação. Para além da obra, observa-se que na conjuntura brasileira contemporânea, o sentimento de milhões de brasileiros assolados pela dependência química, (Sem vírgula) é amiudadamente semelhante ao ilustrado pelo artista. Nesse viés se destacam a negligência governamental e a falta de cuidado com esses indivíduos. (Muito bem. Formulou a tese)
A princípio, é imperioso notar que a indiligência do Estado potencializa o problema que muitos brasileiros, incluindo jovens e adultos, têm com as drogas. Essa conjuntura seguindo as ideias do filósofo grego Aristóteles, a política deve ser articulada pelos homens a fim de alcançar o equilíbrio social, o que não ocorre na sociedade, (Ponto final. Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é fundamental apontar que a facilidade de acesso às drogas aumenta a incidência desse transtorno no mundo, tornando o tratamento e prevenção um assunto de saúde pública. Segundo dados do relatório mundial de drogas 2017, 250 milhões de pessoas usaram drogas em 2015. Logo (Vírgula) é inadmissivel que esse cenário continue a perdurar. (Argumentação limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) Frente a tal problemática é urgente que soluções sejam discutidas, tal como tentar compreender os fatores que levam indivíduos a consumir drogas, colocar em prática ações sociais visando a conscientização e sensibilização de toda sociedade. Contudo, palestras em escolas podem ser a principal porta de entrada para a prevenção prematura desse problema, contribuindo logo cedo para a diminuição de contato com a dependência, e por fim, eliminação desse tipo de problema na sociedade. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
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Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |