A dependência química no Brasil vem crescendo cada vez mais tendo em vista que o número de pessoas que consomem substâncias ilícitas ou álcool vem crescendo cada vez mais, principalmente entre os jovens. O aumento desse consumo dificulta o acesso ao tratamento por conta de dois aspectos importantes: o reconhecimento de ter o vício e a sobrecarga do SUS (Desenvolva a sigla). (Melhore a contextualização do tema)
Na primeira situação, destacamos que se um dependente químico convive em ambientes no qual está exposto a essas substâncias e vê outras pessoas utilizando-as, essa pessoa pode normalizar essa atitude por se tratar de algo comum em seu ambiente de convívio, e não tratá-lo como um vício, deixando de buscar um tratamento correto e um bom acompanhamento psicológico. (Explore a discussão com mais produtividade. Evite um parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a sobrecarga do SUS também dificulta o acesso ao tratamento no Brasil, visando que muitas pessoas não possuem condições financeiras de arcar com um tratamento pago, elas recorrem ao tratamento gratuito, sobrecarregado o sistema que também trata outras doenças, fazendo com que o atendimento em determinados locais se tornem mais lentos, dificultando o tratamento adequado e até mesmo desmotivando as pessoas a buscarem um tratamento. (Evite um parágrafo frasal. Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, fica evidente a necessidade de medidas que venham amenizar essa dificuldade. Por conseguinte, cabe ao governo aumentar a conscientização sobre o uso de substâncias químicas e a favor do tratamento, além de buscarem investir mais em melhorar a qualidade do atendimento do SUS, visando ampliar esse tratamento a mais pessoas e também amparando famílias que sofrem com a dependência química no Brasil. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |