A dependência química tornou-se algo frequente no mundo inteiro com o passar dos anos. Muitos, na busca pela solução de seus problemas, acabam tendo a sensação momentânea de alívio e prazer no consumo de drogas e/ou bebidas alcoólicas, tornando-se dependentes. (Truncamento) Mas o uso contínuo dessas substâncias traz consequências na vida de usuários, familiares e para a sociedade, tendo em vista o aumento do tráfico de drogas, da violência e da criminalidade. (Melhore a contextualização do tema)
No Brasil, em 2021 o SUS (Desenvolva a sigla) atendeu mais de 400 mil dependentes com algum tipo de transtorno mental ou físico, sendo este um problema de saúde pública no país. (Desenvolvimento embrionário. Evite um parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, muitos desses dependentes encontram-se em situações precárias de vida, sem moradia e emprego, estabelecendo-se nas ruas, becos e avenidas fazendo bicos - isto é, empregos temporários -, prostituindo-se para alimentar os seus vícios, sendo também um problema social. (Argumentação limitada. Evite um parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Torna-se notório, (Sem vírgula) a necessidade de um tratamento adequado e eficaz promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com as Secretarias estaduais e municiais, que auxilie essas pessoas a deixarem seus vícios, além de políticas públicas estabelecidas pelo Ministério do Trabalho que garanta o ingresso dessas pessoas ao mercado de trabalho, assegurando-lhes a possibilidade de uma mudança de vida. Também é dever do Ministério de Segurança Pública inibir o tráfico de drogas na sociedade, diminuindo assim a circulação e a facilidade de acesso, principalmente na juventude. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |