Ao analisar os fatos, está ainda mais claro que, (Sem vírgula) a dependência química, além de ser uma questão de saúde pública (Vírgula) também, é uma questão social. (Melhore o encadeamento das ideias) Visando, (Sem vírgula) a dificuldade do dependente químico de procurar ou continuar o tratamento. E o preconceito que fazem muitas mulheres desistirem de se tratar. (Melhore a contextualização do tema)
Sabe-se que a dependência química afeta vários fatores na vida de uma pessoa, como a saúde física, mental, familiar e financeira. No artigo 6, a Constituição é clara em apontar que a saúde, e a assistência aos desamparados são direitos sociais. (Truncamento) Mas na prática para quem está em dependência total das drogas o acesso a essa assistência não é tão fácil assim. Diferente do usuário que consegue ter a percepção de que aquele hábito pode lhe fazer mal no futuro, o dependente químico necessita completamente das drogas (Vírgula) sendo totalmente submisso a elas. Por conseguinte é quase impossível de começar e ir até o fim em um tratamento.
(Melhore a estratégia coesiva) Com base nos dados fornecidos, o número de homens dependentes é bem maior em relação as mulheres (Apresente os dados e a fonte da informação). Por esse fato perdurar a há tanto tempo não houve mudanças na forma de tratamento, essa forma foi estabelecida para homens, não é apropriada e nem formulada para mulheres, o que pode pode afetá-las de forma negativa, acarretando a sua piora ou desistência (Melhore a apresentação dessa discussão). A solidão é outro fator predominante que pode atrapalhar e muito o processo de tratamento. (Melhore o encadeamento das ideias) Nesses casos graves, a onde a última alternativa é a internação. Muito se vê o abandono familiar, a desistência da família que não suporta mais a situação. Em casos de mulheres essa realidade é ainda pior, por conta dos esteriótipos que têm sobre elas. Visto q,ue que, (Sem vírgula) essa situação de usuária de drogas, (Sem vírgula) foge completamente do quesito feminilidade que a sociedade antiga impôs (Vírgula) mas, (Sem vírgula) que perdura até os dias atuais.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas devem ser tomadas. Para isso, a criação de mais centros de tratamentos especializados, que atendam as necessidades das mulheres sem nenhum tipo de julgamento. Não só fazer (Vírgula) mas, (Sem vírgula) se atentar a essas pessoas. Seria de grande importância se houvessem agentes instruídos que fossem diariamente a áreas de grande concentração de usuários para criar um vínculo e (Vírgula) assim, os passando confiança, para que eles tomem a melhor decisão que é reconhecer que precisam de ajuda. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais clareza e produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |