Dependentes químicos: desafios para o tratamento adequado no Brasil - Banco de redações


Dependentes químicos: desafios para o tratamento adequado no Brasil

Enviada em: 17/05/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em "O clone", novela transmitida pela emissora rede Globo, Lobato, Mel e outros personagens fazem o uso abusivo de bebidas e drogas e passam por tratamentos no desenvolver da trama. A autora da telenovela buscou conscientizar seus telespectadores e inseriu uma espécie de documentário com depoimentos reais que faziam relação com as consequências que os personagens sofriam, tanto nos transtornos quanto na recuperação em que passam por dificuldades (Melhore a construção de sentido): na compreensão da necessidade de buscar ajuda e de encontrar um tratamento adequado.

De fato, os tratamentos para dependentes químicos são muitas vezes inadequados, especialmente os métodos utilizados para que essas pessoas larguem o vício, pois a partir de um período o uso das substâncias químicas são também para suprir os efeitos causados pelo seu próprio consumo, diversos relatos de usuários comprovam essa tese. Uma outra questão é em torno do tratamento igualitário para mulheres e homens, pois ambos têm necessidades fisiológicas e hormonais distintas o que exige tratamentos diferentes. (Explore a discussão com mais produtividade0

(Melhore a estratégia coesiva) No Brasil o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento gratuito, porém é evidente que ainda não supre todas as necessidades dos usuários químicos (Melhore a apresentação dessa discussão). Uma outra problematização em torno dos tratamentos é a falta de comunicação com os dependentes sobre a necessidade do tratamento, o que acaba fazendo que eles achem ineficaz ou desnecessária.

(Melhore a estratégia coesiva) Para um tratamento adequado no país (Vírgula) é preciso enfrentar muitas dificuldades, pois a dependência química ainda é vista como um tabu pela sociedade brasileira e sistemas de reabilitação não são tão acessíveis para aqueles que buscam ajuda. Divulgações e movimentos a favor de um tratamento mais humanizado contribuiria na adequação dos métodos de tratamento voltado para os dependentes químicos. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200