No Brasil, em 2021, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 400 mil atendimentos a pessoas com dependência química. Ademais, mesmo com os altos registros de assistência a indivíduos com essa doença crônica pelos SUS, a desinformação e a estigmatização do dependente químico são empecilhos para o enfrentamento dessa problemática. (Muito bem. Formulou a tese)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dependência química é uma doença que piora com o uso e o decorrer do tempo. Analogamente, o preconceito, ocasionado pela falta de informação, é uma barreira para o tratamento de dependentes químicos, (Esse argumento precisa ser mais explorado) visto que ele impede com que outras pessoas reconheçam esse transtorno psiquiátrico.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, em decorrência desse prejulgamento, a estigmatização do indivíduo submisso a drogas lícitas ou ilícitas é um empecilho para a recuperação desse dependente. Dessa forma, o acolhimento desses indivíduos é importante para o tratamento dessa doença crônica, conforme retratado na série "13 Reasons Why" (Vírgula) da Netflix, que mostra a recuperação de Justin Foley, dependente acolhido pela família de um amigo. (Explore mais o argumento)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, a fim de mitigar os desafios encontrados no tratamento da dependência química, cabe ao Ministério da Saúde, através do SUS e dos meios de comunicação, como os jornais e televisivos, respectivamente: a ampliação e manutenção dos locais de atendimento a dependentes químicos, como a Atenção Primária à Saúde (APS), e campanhas para informar acerca desse transtorno psiquiátrico. Sendo assim, garantir a desestigmatização e a conscientização. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |