[Sem título] - Banco de redações


Dependentes químicos: desafios para o tratamento adequado no Brasil

Enviada em: 16/05/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

"Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo. E eu, tantas vezes reles, tantas vezes porco, tantas vezes vil (...). Arre, estou farto de semideuses". O presente trecho do escrito de Fernando Pessoa reverbera a construção da falsa imagem de perfeição assumida pela sociedade. O eu lírico, todavia, ante eminente desgaste emocional, reconhece, em si, a qualificação de um ser errante. Desta forma também acontece com os dependentes químicos que, sem a compreensão da família nem o acolhimento digno em instituições de reabilitação, sofrem com obstáculos para o tratamento adequado de seus vícios. (Muito bem. Formulou a tese)

Primeiramente, um dos principais desafios para a recuperação de taxicômanos é o afastamento familiar. Não só pelo desenvolvimento de depressão entre os dependentes como também pelo aumento de moradores de rua nas cidades brasileiras. Inclusive, o jornal "O Tempo" destacou que, aproximadamente, 80% dos usuários de drogas e de álcool, em nosso país, não têm casa, apesar de 94% ter família. Outro exemplo emblemático é o apresentado na novela "O Clone" com o personagem Lobato (Osmar Prado). Ao longo da trama, este relata profunda tristeza por não ter o afeto de seus filhos; fato que o leva a recaídas perante a bebida. É imprescindível, então, a presenta da família, pois, assim, a pessoa, vítima dos narcóticos, tenderá a não se sentir abandonada. (Explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, quando o lar do dependente é uma Comunidade Terapêutica, o problema se encontra no modo como esse é acolhido e tratado. Segundo informação divulgada pelo portal de notícias "G1", uma instituição reabilitadora em Pindamonhangaba (SP) foi encontrada, pelo Ministério Público, com 46 pessoas submetidas ao cárcere e a maus-tratos. Nota-se, então, que enquanto estabelecimentos como esse continuarem desrespeitando a dignidade humana, mais resistência haverá por parte dos que necessitam se desintoxicar de entorpecentes e afins. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Para vencer, portanto, as dificuldades frente ao tratamento adequado aos dependentes químicos no Brasil, o governo federal deve oferecer, gratuitamente, serviços psicossociais tanto aos usuários quanto às suas famílias, por meio de parcerias com ONGs (Desenvolva a sigla) especializadas, com a cobertura de eventuais despesas essenciais à reabilitação. Espera-se, desta forma, otimizar o tratamento, bem como minimizar o distanciamento entre os usuários e seus entes. Assim, no cerne da inspiração dos poetas, poderá prevalecer a capacidade que os seres têm de amar, cuidar e respeitar o próximo. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200