PREZADO SENHOR DIRETOR
Através de alguns professores, nós alunos, soubemos da idéia na qual o senhor deseja implantar sensores e dectores de metais na porta de entrada e câmeras nas salas de aula para maior segurança de todos, porém, acredito que isso não resolverá o problema de violência nas escolas. Violência geralmente acontece por alunos entre si, com motivos que, na maioria das vezes, não tem importância alguma e podem ser isentos através de conversas produtivas.
Casos dramáticos como esse que ocorreu em Realengo-RJ no dia 07 de abril deste ano, são raros e com pouquíssima probabilidade. O que levaria uma pessoa entrar em uma escola e matar 12 crianças se essa não fosse doente ? Qual foi o passado de Wellington que o levou a cometer tal chacina ? Apenas uma palavra responde, bullying. Bullying é o mais comum exemplo de violência nas escolas, deixando marcas por muito tempo ou até mesmo definitivas nas vitimas.
Detectores de metais podem ajudar na segurança e câmeras registraram os momentos, porém, esses equipamentos não evitaram tragédias. O que é preciso hoje nas escolas, é o bom acompanhamento mental dos alunos com a técnica de profissionais da saúde e também ocupação do tempo das crianças com atividades diárias, como por exemplo a pratica de esportes. Nós alunos, também precisamos conversar, estamos aprendendo a caminhar e nessa fase da vida não existe nada melhor do que ouvir quem já passou por ela. Talvez com conversas realmente produtivas, muitos de nós tomaremos o caminho certo e se por ventura, algum de nós apresentar sintomas de doenças mentais, poderam descobrir em tempo de nos salvar.
Desde já agradeço-lhe,
Aluno.
Comentários do corretor
COLOQUE DATA
ATENTE-SE PARA A DIFERENÇA ENTRE EVITARAM E EVITARÃO
SIGA AS INSTRUÇÕES DA PROPOSTA
ACENTUAÇÃO
COLOQUE ENTRE VÍRGULAS, ESCRITO RIO DE JANEIRO
Cuidado com argumentos um pouco lunático. Procure dados e exemplos da realidade que fortifiquem seus argumentos. Saia do senso comum. Você é capaz de fazer um texto mais persuasivo.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |