OS DEPENDENTES NO BRASIL - Banco de redações


Dependentes químicos: desafios para o tratamento adequado no Brasil

Enviada em: 16/05/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O longa-metragem nacional "Metanóia" expõe a vivência de dependentes químicos, por meio de situações relacionadas à entrada e permanência no mundo das drogas, representado por personagens marjoritariamente jovens, apresentando um verdadeiro alerta em meio aos problemas familiares e emocionais relatados. Em paralelo, fora da ficção, no Brasil várias dificuldades são enfrentadas por esses dependentes, principalmente em relação ao tratamento adequado. Nesse sentido, destacam-se os poucos programas de prevenção e a desatenção ao gênero feminino. (Muito bem. Formulou a tese)

Nesse panorama, é substancial ressaltar a escassez de campanhas voltadas à prevenção da dependência química como um obstáculo ao tratamento pleno no país. (Truncamento) Em decorrência do ínfimo investimento financeiro governamental. Fato esse, relacionado aos dados apresentados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) no atendimento superior a 400 mil pessoas já viciadas, no ano de 2021. Esse cenário reflete a pouca divulgação de campanhas informativas que auxiliem na prevenção do uso abusivo de drogas e do álcool, em evidência aos jovens que apresentam número expressivo dos casos. Desse modo destaca-se a importância da conscientização no combate a essa triste realidade. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é relevante frisar a desatenção às mulheres no tratamento aos dependentes químicos, outro desafio no combate adequado em nível nacional. Nesse viés, nota-se que elas aparecem em minoria nos casos de atendimento em relação aos homens. Situação essa que contribui para um tratamento voltado primordialmente ao gênero masculino, (Melhore a apresentação dessa discussão) sem levar em consideração uma particularidade feminina, em relação às instabilidades emocionais do ciclo hormonal que contribuem para o vício. Informação essa que merece atenção especial no processo de acompanhamento das dependentes. Dessa forma contribuindo para o melhoramento pleno das pacientes.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, os desafios para o tratamento adequado dos brasileiros dependentes de substâncias químicas. Para tanto cabe ao Ministério da Saúde em conjunto com o governo federal ( órgão administrativo máximo) criarem campanhas informativas, divulgadas em nível nacional pelas grandes mídias, que disseminem alertas sobre os problemas relacionados ao uso das drogas com informações específicas voltadas ao público jovem e ao feminino, destacando locais para o atendimento, com o intuito de prevenir e tratar os vícios (Justaposição) sendo assim situações como as apresentadas no filme "Metanóia" serão evitadas. (Muito bem. Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200