Desafios na busca por informação - Banco de redações


Dependentes químicos: desafios para o tratamento adequado no Brasil

Enviada em: 16/05/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na frase do filósofo inglês Francis Bacon (Vírgula) "O conhecimento é em si mesmo um poder", retrata o saber como uma grande fonte de poder. No entanto, o que se observa atualmente no Brasil é o oposto do que o autor prega, uma vez que a falta de informação sobre como ajudar os dependentes químicos apresenta barreiras, as quais dificultam a busca por tratamento. Dessa forma, evidenciar como essas pessoas acabam no mundo das drogas ilegais, pois muitas das vezes entram através de influência. (Formule a tese)

A princípio trazer à baila o aumento de 12% de dependentes químicos (Apresente a fonte), isso derivado da baixa atuação dos setores governamentais, no que concede  concerne na criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador inglês Thomas Hobbes, "O Estado é responsável por garantir o bem-estar social", entretanto, essa ausência de medidas, por conseguinte faz a população brasileira ser leigo diante dessa questão, às vezes pela simples falta de informação sobre tratamentos, já que o Estado descumpre sua função de garantir os direitos básicos como, por exemplo, saúde, educação e segurança aos cidadãos. (Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, o fato de não terem uma boa base familiar ou de apoio evidencia uma carência emocional. Nesse cenário, a novela "o clone" aborda a trama vivida por Mel, uma garota que cresce em um lar desestruturado, apesar de a família ser muito rica, por conta de pressão familiar é bastante fragilizada psicologicamente, que, nessa situação (Vírgula) por influência de amigos começa a fazer o uso de maconha mais depois passa a consumir drogas mais ilegais como, por exemplo, cocaína. Dessa maneira, é exposto como a falta de apoio pode levar uma pessoa para o caminho das drogas. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para ajudar dependentes químicos na busca por tratamento adequado, é tempo de combater esse grave problema. Assim, cabe ao Poder Executivo federal, mais especificamente o Ministério da Saúde, da educação e dos direitos humanos, providenciar formas de melhorar o tratamento e evidenciar as consequências do uso de drogas. Tal ação deverá ocorrer por meio da implantação nacional de palestras e acompanhamento psicológico nas escolas e clínicas da família, de modo a informar e garantir o bem-estar social. Além de fazer divulgação através de propaganda, que deve explicar a importância de não usar drogas e onde encontrar tratamento, caso seja ou conheça algum dependente químico, fazer isso nos grandes meios de comunicação, como televisão e mídias sociais. Dessa maneira, haverá uma diminuição no número de dependentes químicos, seja ativamente pela garantia de acesso ao tratamento, seja pelas consequências no uso. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200