Ariane R. - Banco de redações


Dependentes químicos: desafios para o tratamento adequado no Brasil

Enviada em: 15/05/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em “Manual da Faxineira”, da autora Lucia Berlim, é retratada a vida da autora, uma dependente alcoólica responsável por quatro crianças, e as necessidades que estas passam – fome, insalubridade, doenças – por conta da mãe dependente. (Melhore a relação entre as ideias) Semelhante ao que discorre a autora, ainda existem muitos desafios a serem superados para o tratamento adequado de dependentes químicos no Brasil. Esses problemas vão desde o descaso familiar até a falta de tratamento adequado. (Muito bem. Formulou a tese) 

Em primeiro lugar, é importante discutir a dependência química no âmbito familiar. Muitas famílias não entendem as dificuldades enfrentadas por um usuário de drogas e a necessidade que eles têm dessas substâncias para sobreviver, assim como os desafios para largar, mesmo querendo, por isso acabam por expulsar esses indivíduos deixando-os por conta própria (Melhore a apresentação dessa discussão). Dado que comprova esse fato é a pesquisa divulgada pelo site “Uniad”, a qual relata que 78% dos viciados da Cracolândia eram provenientes de suas casas antes de se tornarem viciados e acabarem nas ruas. Consequentemente, sem apoio familiar, torna-se mais difícil o tratamento adequado dessas pessoas.

(Boa estratégia coesiva) Em seguida, há o problema da falta de tratamento adequado ao perfil do usuário. Levando-se em conta as diferenças entre as pessoas, não é coerente oferecer o mesmo tratamento para homens, mulheres e adolescentes, uma vez que suas características e seus estágios da vida requerem tratamento especializado. Segundo a autora Bell Hooks, é necessário entender as diferenças entre homens e mulheres, mas também entre negros e brancos para tomar medidas mais certeiras para o enfrentamento de problemas. Dessa forma, a falta de tratamentos com base nesse pensamento torna mais dificultoso o tratamento de viciados. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Por fim, medidas devem ser tomadas com o intuito de superar os desafios para o tratamento adequado de viciados no Brasil. O Ministério da Saúde – órgão responsável pela saúde no país – deve, por meio de subsídios cedidos pelo governo federal, aumentar os locais para o tratamento de usuários, além de oferecer um tratamento diferenciado para cada classe de indivíduos: homens, mulheres, jovens. O tratamento psicológico também é fundamental para ajudar essas pessoas, o qual deve contar com profissionais que saibam lidar com cada perfil de viciado. Assim, os dependentes químicos poderão ter maiores possibilidades de se recuperarem e levarem uma vida normal. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200