Ipatinga, 10 de maio de 2011
Prezado diretor da Escola Municipal Vestibular:
A rotina diária do estudante é complexa e cansativa. Ao longo dos 12 anos que passa na escola – 9 no Ensino Fundamental e 3 no Ensino Médio - o aluno vivencia o que formará seu caráter, sendo essencial que este seja em um ambiente agradável e sobretudo seguro.
Fatos traumáticos como os que ocorreram em Realengo, no Rio de Janeiro, onde um ex aluno matou 12 estudantes, deixam educadores em estado de alerta sobre o que deve ser feito para que a segurança seja mantida. Ideias como a utilização de câmeras de vigilância e detectores de metais, foram propostas, mas me parecem ineficientes.
Que soluções imagens gravadas teriam frente ao ataque furioso de um educando? Uma vez com a privacidade de alunos e professores ameaçada, as aulas se tornariam menos dinâmicas e espontâneas, podendo comprometer até mesmo seu rendimento. Detectores de metais se mostram, também, inúteis contra atos de agressão física.
O risco de depredação de tais patrimônios também deve ser considerado. Por serem objetos frágeis – e caros – se tornam alvos fáceis para vândalos, significando, portanto, um investimento feito em vão.
A verdade é que para que o papel da escola como formadora de cidadãos seja efetivo, é preciso que a importância do professor, que hoje é desvalorizado na sociedade, seja retomada, além da adoção de advertências que ajudem na construção da integridade do aluno no lugar de castigos aleatórios que muitas vezes ferem seu orgulho.
O futuro depende dos jovens. É fundamental que brasileiros sejam moldados para garantir, então, que o Brasil seja um país de todos.
Atenciosamente,
Aluno
Comentários do corretor
ESCREVA POR EXTENSO NÚMEROS DE ZERO A DEZ
CONTEXTUALIZE MELHOR
USO INCORRETO DA VÍRGULA
Procure dar argumentos mais condizentes com a realidade vigente. Leia mais e faça uma análise mais crítica da problemática. Você é capaz de desenvolver um texto mais persuasivo.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 2 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |