MAIARA - DEPENDENCIA QUIMICA - Banco de redações


Dependentes químicos: desafios para o tratamento adequado no Brasil

Enviada em: 15/05/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Constituição federal de 1988 - documento jurídico mais importante do Brasil - garante o acesso à saúde como um direito inerente a todos os cidadãos brasileiros. Entretanto, tal afirmação não se reverbera na atualidade quando se questiona os desafios no tratamento aos dependentes químicos no país. Diante desse fato, nota-se como precursores do problema a não aceitação da dependência, e os obstáculos para encontrar cuidados apropriados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso, ambos os fatores merecem análise crítica. (Muito bem. Formulou a tese) 

Primeiramente, ressalta-se a negação ao vício por parte do viciado como ponto mais importante. A exemplo disso, Silvana, personagem de Lília Cabral, na novela " A Força do Querer", não entendia ter vício  jogos (Melhore a construção de sentido), o que a fez perder quase todos os seus bens, mas não aceitava ajuda profissional. Similarmente, na realidade, muitos dependentes químicos contraem  (Reveja a seleção lexical) dívidas e põem sua família em vulnerabilidade, porém não tratam sua doença (Melhore a construção dessa discussão). Essa conjuntura, infelizmente, impede a plena saúde do usuário. 

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a omissão do poder público também se sobrepõe. Apesar de existir ajuda no Centro de Assistência Psicossocial (CAPS) aos viciados, contudo, não há garantia de internação para a desintoxicação completa das drogas (Melhore a apresentação dessa discussão). Assim, o Estado não cumpre seu papel do "contrato social", proposto pelo filósofo John Locke, o qual afirma que todo indivíduo da comunidade possui deveres perante ela. Dessa forma, torna-se impossível curar efetivamente a dependência.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para combater a problemática. O governo federal - principal órgão responsável pela gestão pública - deve, por meio da Secretaria Estadual de Saúde de cada estado, criar clínicas de reabilitação públicas, com apoio psicológico prévio e após a internação, com a finalidade de convencer o paciente a tratar seu vício, e fazê-lo corretamente, para que posteriormente, (Sem vírgula) não voltem à antiga situação. Desse modo, busca-se-á o direito levantado pela Magna Carta. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta) 

Comentários do corretor


Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200