[Sem título] - Banco de redações


Dependentes químicos: desafios para o tratamento adequado no Brasil

Enviada em: 13/05/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Um dos princípios que regem a seguridade social é o princípio da universalidade da cobertura e do atendimento. Entretanto, tal garantia é deturpada tendo em vista que o número massivo de pessoas que possuem dependências químicas ocasionam a hipossuficiência de recursos para um procedimento condizentes nos centros especializados de tratamento. É prudente apontar, diante disso, os desafios para o tratamento adequado no Brasil que podem ser divididos em dois tipos, sendo a primeira por meio lícito, ocasionados pelas propagandas midiáticas que induz indiretamente o seu uso, e a segunda, por meio ilícito, motivados pela ineficácia estatal em combater o tráfico internacional. Assim, é mister que medidas sejam imprescindíveis para sanar tal impasse. (Muito bem. Formule a tese)

De início, é notório salientar que a informação tem um papel fundamental na vida da sociedade e no combate aos vícios. Para fins lúdicos, é valido explicitar as propagandas midiáticas que para promover produtos que são nocivos aos seres humanos e que seu uso abusivo pode gerar dependência, acabam por ocultar deliberativamente quaisquer informações que prejudiquem sua venda, cabendo (Vírgula) assim, ao próprio consumidor buscar informações daquele produto, que por muitas vezes são negligenciados, podendo assim desenvolverem dependências. Nesse sentido, muitos dependentes psicoativos não admitem que têm uma doença, entrando em estado de negação - que pode ser ainda maior no caso de drogas legais -, pois não enxergam seu vício como uma ilegalidade e acreditam que podem parar ou reduzir o consumo, quando na verdade, não podem. Logo, a desinformação somados com propagandas antiéticas são desafios que dificultam o seu tratamento e a busca do mesmo(Delimite e explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, para que se tenha um maior controle de recurso para um tratamento adequado, é importante atenuar a adesão de compra e venda (Melhore a construção de sentido) indivíduos que utilizam produtos psicoativos ilegais. Segundo a Constituição federal de 1988, constitui o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins como crimes inafiançáveis e imprescritíveis. Contudo, não se concretiza, apesar de ser inafiançável, o sistema carcerário tem inúmeros benefícios que possibilitam a diminuição da pena, além dos regimes semiabertos tornando os esquemas de tráfico ainda em funcionamento. Dessa forma, o controle de drogas não conseguem ser efetivados, tornando os centros de reabilitação cada vez mais cheios. (Mlehore a apresentação da discussão)

(Boa estratégia coesiva) Dado o exposto, conclui-se portanto que medidas precisam ser tomadas para mitigar este revés. Para tanto cabe ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) - órgão responsável em fiscalizar propagandas veiculadas no Brasil - impor medidas obrigatórias nas divulgações de produtos por meio da adoção de pontos positivos e negativos que podem gerar dependências psicoativas. Outrossim, cabe ao Poder Público modificar o sistema prisional com o objetivo de diminuir os benefícios - que não prejudique o princípio da dignidade da pessoa humana - a fim de cessar por total os meios do tráfico advindo de determinado grupo que foi já encarcerado, interrompendo assim o seu fluxo por completo. Somente assim, haverá a diminuição dos movimentos nos centros de reabilitação e consequentemente favorecerá um tratamento adequado sem a carência de recursos. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200