R-1 - Banco de redações


Dependentes químicos: desafios para o tratamento adequado no Brasil

Enviada em: 13/05/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Ao dissertar sobre os dependentes químicos e os desafios para o tratamento mais adequado no país, é preciso mencionar alguns aspectos relevantes. Nesse contexto, mostra-se importante discorrer acerca do preconceito da sociedade, da falta de informação em relação ao assunto, das questões financeiras desses dependentes bem como a falta de suporte do governo. (Melhore a contextualização do tema)

Primeiramente, destaca-se que o conhecimento a respeito do preconceito da sociedade e da falta de informação em relação aos depedentes químicos é essencial para entendimento da temática. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depêndencia química é uma doença que se caracteriza pelo uso descontrolado de uma ou mais substâncias psicoativas, ou seja, que alteram o estado mental do indivíduo. Nesse sentido, cita-se algumas da substâncias psicoativas mais conhecidas são as bebidas alcoólicas, maconha, cocaína, dentre outras drogas. É comum que a sociedade veja os dependentes químicos como imorais ou que estejam naquela situação porque quer, porém, o vício é uma doença que leva o indivíduo a ter um desvio comportamental comprometendo diversos aspectos de sua vida (Melhore a apresentação dessa discussão). Diante disso, é importante saber que se trata de uma doença sem cura, mas com possibilidade de recuperação, desde que seja tratada da forma correta. (Delimite e explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Por outro lado, outro grande desafio para o tratamento mais adequado é a questão financeira, muita das pessoas pode não ter como pagar pelo serviço de tratamento adequado que exige uma equipe multidisciplinar de profissionais, como médicos e psicólogos. Além disso, o governo, por sua vez, tem o papel de oferecer tratamentos gratuítos, porém nem sempre é o suficiente para cuidar da situação e a família (Melhore a apresentação dessa discussão), sem recursos financeiros o suficiente, não consegue solicitar uma internação quando é necessária.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, nota-se que é necessário propostas que ajude a melhorar o tratamento dos dependentes químicios no país. Baseado nisso, a sociedade deve lidar com a situação sem preconceito de forma que consiga ajudar e compreender quando notarem se alguém próximo estiver fazendo uso de alguma substância. Além disso, outra iniciativa seria a criação de programas para a prevenção à dependência química, palestras e conteúdos informativos sobre o tema, a fim de previnir e distanciar as pessoas dessas substâncias. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200