[Sem título] - Banco de redações


Dependentes químicos: desafios para o tratamento adequado no Brasil

Enviada em: 13/05/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na série "Euforia", Rue, personagem interpretada pela atriz Zendaya, tem dependência química desde a sua adolescência, consequência gerada pela quantidade de pílulas tomadas frequentemente na sua fase dos 9 anos, sendo que, (Sem vírgula) esses medicamentos eram pertencentes ao seu pai, no qual estava de cama com uma doença grave. Com o falecimento da figura paterna,Rue desenvolveu depressão, o que aproximou a sua relação com as drogas. De maneira similar a isso, no Brasil, a ampla quantidade de dependentes químicos atual está relacionada com os problemas pessoais de cada viciado, transformando a droga em um refúgio. (Melhore a contextualização do tema)

Em primeira análise, evidencia-se que, em alguns casos, o indivíduo é direcionado ao uso de drogas por problemas psicológicos,familiares ,financeiros e entre outros. Em diferentes situações, o medicamento é preparado para ser ingerido em festas, no qual,muitas vezes, infelizmente, se finaliza em brigas e tragédias. Sob essa ótica, a substância tem o poder de produzir alucinações, descontrole, mal-estar e, especificamente, o esquecimento, estratégia usada por Rue e pelos demais viciados com complicações durante sua trajetória. (Melhore a apresentação dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, vale destacar que algumas dificuldades como a falta de cuidado emocional e apoio familiar tem o potencial de agravar esse problema, tanto para evitar o sujeito de se tornar um viciado quanto para deixá-lo livre da substância química. Por mais que o consumo seja realizado por ambos gêneros, o sexo masculino tem como relevo em questão de maioria (Explore mais essa discussão). Segundo uma pesquisa da Fiocruz, os homens tem uma taxa de 3,5% a' mais que as mulheres. (A abordagem está tangencial)

(Boa estratégia coesiva) Em vista dos fatos apresentados,compreende-se,portanto,a adoção de medidas que venham amenizar a porção de dependentes químicos no Brasil. Desse modo,cabe o Ministério da Saúde,por meio de um projeto de lei entregue à Câmara dos Deputados, estabelecer a construção de mais clínicas públicas de reabilitação, principalmente, em lugares com população de baixa renda e com aglomeração de viciados. E também, a mídia deve divulgar instruções de como lidar com um dependente químico e ressaltar,constantemente,a importância do apoio familiar para evitar certas agravações. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200