Na obra "Utopia",do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, oque o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que os dependentes químicos, (Sem vírgula) apresenta (Reveja a seleção lexical) barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto da criminalidade, quanto do governo. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade. (Abordagem tangencial)
Em análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combate as drogas. Segundo o pensador Thomas Hobbs, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. (Truncamento) Devido à falta de atuação das autoridades. A falta de recursos para o tratamento de dependentes químicos, (Sem vírgula) é o principal problema para tirar os jovens do mundo da criminalidade. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente. (Reestruture. Abordagem tangencial)
(Boa estratégia coesiva) Assim, medidas exequiveis são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Dessarte,com o intuito de mitigar as drogas, necessita-se, urgentemente,que o tribunal de contas da união, direcione capital que, por intermédio da secretaria da saúde, será revertido em projetos nas escolas, hospitais e presídio, que acontecerá palestra sobre as consequências das drogas. Desse modo a coletividade alcançará a Utopia de More.
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 40 | Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 40 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 440 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |