Dependência química: escolha ou consequência? - Banco de redações


Dependentes químicos: desafios para o tratamento adequado no Brasil

Enviada em: 11/05/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Tonny Robins, autor e palestrante motivacional, relata em seus livros que sua mãe era dependente química e que, além de sofrer profundamente, causava sofrimento às pessoas que estavam próximas a ela. Dentro desse contexto, nota-se a problemática da sociedade com o crescente número de dependentes, e em destaque, a falta de conhecimento e o preconceito que assolam o indivíduo. (Melhorea contextualização do tema)

Diante dessa realidade, o crescente número de dependentes químicos, (Sem vírgula) deve ser visto com um olhar analítico e empático, buscando compreender os motivos que levam pessoas a se tornarem dependentes. Em uma reportagem publicada na Folha de São Paulo, especialistas apontam alguns motivos, como a influência do meio social, condição psicológica vulnerável e até mesmo a predisposição biológica, que levam pessoas a se tornarem dependentes de algum tipo de entorpecente. Considerando a condição psicológica vulnerável que pode facilmente ser influenciada pelo meio social, atualmente, as pessoas tendem a construir relações superficiais, ou seja, relações líquidas, segundo o sociólogo Zygmunt Bauman. A partir dessa compreensão, modernidade líquida, surge o sentimento de empatia e entendimento de que estas pessoas não estão no vício de forma consciente, que na verdade estão buscando preencher um vazio interior ou algum tipo de carência. (Delimite e explore com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, há outro desafio a ser enfrentado, o preconceito tanto da própria família quanto da sociedade, em julgar que o indivíduo esteja em situação de dependência química pelo simples fato de escolher viver nestas condições. O que valida o quanto as relações estão frágeis e individuais, tornando estes indivíduos marginalizados e consequentemente dificultando o processo de recuperação. Por outro lado, a psiquiatra Marisa Swiz cita a importância do apoio de amigos e familiares para o processo de reabilitação do paciente. (Reestruture e explore com mais produtividade)

(Melhore a estratégia coesiva) Nesse sentido, faz-se necessário a reestruturação e criação de novas políticas públicas com intuito de diminuir tais índices. No que diz respeito à reestruturação, é relevante mudar as ações realizadas atualmente, com a ampliação do número de clínicas específicas para o atendimento aos dependentes químicos, bem como rigorosa fiscalização realizadas por órgãos competentes. Assim cabe ao Poder Executivo federal, mais especificamente o MS-Ministério da Saúde juntamente com ABP – Associação Brasileira de Psiquiatria e CFP- Conselho Federal de Psicologia (Vírgula) implementar campanhas para informações e conscientização da saúde mental por meio de divulgação em mídias socialmente engajadas, que expliquem a importância do acolhimento e compreensão desses indivíduos, além de instruções para a busca de apoio, afim  a fim de mitigar o uso abusivo das substâncias químicas. Afinal, a sociedade da “modernidade líquida” poderá escolher de qual sociedade fará parte. (Apresente o detalhamento)

Comentários do corretor


Delimite e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200