Desafio cracolândia - Banco de redações


Dependentes químicos: desafios para o tratamento adequado no Brasil

Enviada em: 11/05/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

As decisões tomadas em instâncias superiores estão equivocadas ou favorecem a permanência no vício de drogas. Na cracolândia (Vírgula) em São Paulo (Vírgula) há policiais para protegê-los, assistentes sociais para cuidá-los e uma ampla rede de atenção psicossocial. O sentido de trabalho destes profissionais devem tomar outro rumo para desmontar o gasto médio de dependentes químicos em torno de 193 R$ (Vírgula) sendo 58% de esmolas e o restante divididos entre roubos e prostituição. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)

A rede de apoio assistencial na região da cracolândia é bem forte com presença garantida de inúmeros funcionários alocados em postos estratégicamente localizados na região com pronta resposta para as demandas. Precisa haver um novo treinamento desse pessoal para incentivar os dependentes químicos se libertarem do vício. (Cuidado com a abordagem tangencial)

(Melhore a estratégia coesiva) Na Dinamarca o índice de criminalidade é quase nulo e a força policial lá é de 200 policiais a cada 100 mil habitantes. Em São Paulo-Brasil (Vírgula) apenas a polícia militar tem 244 policiais a cada 100 mil habitantes sem contar a polícia civil, guarda civil e outras esferas de segurança. Em termos de contingente há pessoas suficientes para combater os roubos na região. (Abordagem tangencial)

(Melhore a estratégia coesiva) As esmolas na região da cracolândia é a força incentivadora do uso de drogas. Precisa haver um estímulo dos governantes com tomadores de decisão na população com campanhas para que não dê esmolas! (Evite um parágrafo frasal) Isso trará um resultado significativo para desestimular o uso de drogas. (Abordagem tangencial)

​​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) Está no trio de ações: assistência social, polícias e esmolas o meio favorável para desestimular o uso de drogas. Com ações efetivas e de boa-fé, a ação em conjunto nas três esferas trarão um excelente resultado.

Comentários do corretor


Evite uma abordagem tangencial. Reestruture e explore as discussões de acordo com o tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 40 Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 40 Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200