Conforme a definição da organizaçã0 Organização Mundial de Saúde, a dependência química é uma doença caracterizada pelo uso incontrolável de uma ou mais substâncias psicoativas, ou seja, muda a percepção, o comportamento, a consciência. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese. Evite um parágrafo frasal)
Em primeiro lugar, é importante destacar os desafios enfrentados no tratamento de dependentes químicos no Brasil, o convívio social do usúario fica prejudicado, trabalhar, conviver em sociedade se torna muito difícil. Segundo, os dependentes químicos são vistos como pessoas fracas, que não possuem força de vontade e que deveriam simplesmente abandonar o vício, como se fosse simples assim, (Ponto final. Argumentação limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) Ainda convém lembrar, (Sem vírgula) que a falta de informação será sempre o principal fator para o preconceito, observando o cenário atual é possível identificar o usuário pelo seu comportamento, o dependente nega a aceitar que é dependente e precisa de ajuda, existem várias características, elas variam muito de pessoa para pessoa, a dependência química coincide a uma doença complexa. (Reestruture. Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Portanto os prejuízos gerados, (Sem vírgula) pela dependência na grande maioria são irreversíveis, para mudar essa situação primeiramente os familíares familiares precisam ser muito compreensivos para conseguir a confiança e assim fazer com que o dependente químico entenda que precisa de ajuda, são disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ajuda ao usuário e aos familiares um tratamento completo e por fim a prevenção é fundamental, ela se torna o caminho mais vantajoso no combate ao uso de álccol e outras drogas. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção. Evite um parágrafo frasal)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |