Desafios ocasionados pela dependência química - Banco de redações


Dependentes químicos: desafios para o tratamento adequado no Brasil

Enviada em: 10/05/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O Brasil é um dos países com maiores índices de jovens e adultos com dependência química em drogas e bebidas alcoólicas no mundo. Além de possuir uma grande taxa de adultos viciados, muitos adolescentes estão entrando, (Sem vírgula) precocemente neste mundo ilícito. Por conseguinte, os mesmos acabam adquirindo problemas econômicos, mentais e familiares. Diante dessa situação, há uma alta demanda de dependentes, o que é de difícil resolução, mediante a ausência de políticas públicas voltadas para esses empecilhos em nossa sociedade e a falta de clínicas de reabilitação públicas (Muito bem. Formulou a tese), o que afeta o tratamento adequado.

Conforme dados da Unifesp (Vírgula) o Brasil apresenta, aproximadamente (Vírgula) 8 milhões de viciados em drogas ilícitas. Entre os envolvidos, cerca de 7,7 por cento são jovens entre 18 e 24 anos, que na maioria dos casos adentram nesse meio perigoso, devido à influência de amigos ou até mesmo da própria família. Podemos citar o caso da personagem Mel, vivenciada por a atriz Débora Falabella, na novela o Clone transmitida pela rede Globo, onde a personagem ingressa em um mudo de vícios tornando-se dependente química. O estopim dessa situação foi ocasionado por problemas familiares e influência de amigos. Essa é a realidade de muitos jovens brasileiros, pois os mesmos não possuem apoio familiar e o governo em si não apresenta políticas públicas que instrua os mesmos sobre esses impasses. (Delimite e explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, muito desses dependentes desencadeiam problemas mentais, econômicos e familiares. Outros acabam em situação de rua e para manter o vício, que se torna algo necessário para a sobrevivência do usuário, praticam roubos e latrocínios. (Explore a discussão com mais produtividade) Diante disso, torna-se necessária a reabilitação química, o que é um impasse em âmbito social, pois nosso país não apresenta um grande número de clínicas especializadas nesses tratamentos e as privadas não são acessíveis para todos. Consequentemente o tratamento dessas pessoas é inadequado ou até mesmo inexistente.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, a alta demanda de dependentes influência no tratamento inadequado. Logo, é necessário que o governo crie políticas públicas, que visem o acompanhamento desses cidadãos. O Ministério da Educação deve produzir projetos, para ser apresentados em forma de campanhas nas escolas, instruindo os jovens dos problemas vivenciados por usuários dessas substâncias. Além disso, o Ministério da Saúde deve criar projetos e junto com a presidência construir clínicas públicas de reabilitação para esses pacientes. Só assim poderemos ter um melhor resultado para esses problemas. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200