Desafios para a abstinência no Brasil - Banco de redações


Dependentes químicos: desafios para o tratamento adequado no Brasil

Enviada em: 10/05/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na série norte-americana “Euphoria”, a personagem Rue Bennett sofre com a dependência química causada pelo uso de drogas ilícitas e medicamentos desde a infância. Com o decorrer da série é abordada a importância de frequentar centros de reabilitação para ajudar no afastamento das drogas e para um bom convívio social. No Brasil, muitas pessoas passam por situações semelhantes, o que causa a piora da saúde populacional. Dessa forma, dois fatores que desafiam o tratamento no Brasil são o preconceito e a negligência familiar com pessoas que estão em situação de dependência. (Muito bem. Formulou a tese) 

A saúde pública é um direito de todo cidadão, entretanto quando dependentes precisam de ajuda hospitalar, muitas vezes são julgados. A dependência química é uma doença que necessita de tratamento por mais difícil que seja e precisa de atenção especial. Segundo pesquisas realizadas pela Organização Politize, o Brasil (Vírgula) desde o final da década de 80, adotou medidas como a Política de Redução de danos, que ajuda na queda de mortes, que aumenta o tratamento humanizado e o apoio psicológico para dependentes químicos, porém o número de usuários continua o mesmo. Também, outra medida adotada foi a Terapia de Abstinência que consiste na suspensão imediata das drogas e a internação em clínicas de reabilitações. (Delimite e explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, quando uma pessoa dependente opta pela abstinência, ela precisa de uma rede de apoio que será essencial para a sua reestruturação social, para entender que ele não consegue fazer o processo sozinho e para se manter firme durante esse período. Contudo, durante o tratamento, o paciente precisará enfrentar ações que ele realizou enquanto usava drogas e, (Sem vírgula) isso pode ser difícil tanto para ele quanto para a família. Dessa forma, muitas vezes as famílias acabam evitando o familiar que precisa do apoio e, (Sem vírgula) isso acaba não ajudando no processo de abstinência. (Explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Destarte, é de extrema importância para os tratamentos de dependentes químicos o auxílio do Ministério da Saúde que pode investir mais nas políticas já existentes, como em acompanhamentos médicos, tratamentos e qualificação de profissionais para essas situações e, (Sem vírgula) realizar campanhas de conscientização ao uso de drogas. Bem como, as famílias que estão enfrentando esse problema, poderiam entender mais a fundo a doença, ter mais empatia e julgar menos uma coisa que afeta tanto o dependente quanto ela mesma. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200