[Sem título] - Banco de redações


Dependentes químicos: desafios para o tratamento adequado no Brasil

Enviada em: 10/05/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Segundo dados da Fundação Oswaldo Cruz , 7.7% dos brasileiros na idade de 12 a 65 anos de idade já tiveram contato com a maconha. Tal dado se torna alarmante, já que a droga comercializada ilegalmente no Brasil possui grande chances de tornar o usuário dependente químico, pois é misturada com outras substâncias podendo levar ao vício. Em compensação, o sistema de saúde brasileiro é lacunar, geralmente não dando o tratamento adequado aos viciados em drogas, tornando a conjuntura do cenário alarmante. Assim, vê-se a configuração de um problema de contornos específicos que tem como causa inegável o descaso governamental e o sistema de saúde precisando de ampliação nos métodos. (Muito bem. Formulou a tese e contextualizou o tema)

Primeiramente, o descaso governamental é uma entrave ao problema. Segundo Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar dos cidadãos. Porém, a falta investimentos no sistema brasileiro de saúde tem feito com que, (Sem vírgula) os dependentes químicos que procuram ajuda fiquem desamparados, ao se depararem com métodos ineficazes, que em sua maioria é voltado para o indivíduo masculino, (Melhore a apresentação dessa discussão) criando de forma subsequente uma desigualdade de gênero, onde a mulher que possui características hormonais diferentes fica sem auxílio.

(Boa estratégia coesiva) Analogamente, a necessidade de ampliação nos métodos de tratamento ao dependente químico é um desafio presente no problema. Segundo Chimamanda, escritora nigeriana, mudar a realidade do ''Status quo'' é sempre penoso. Sobe essa ótica, mudar o estado das coisas é um trabalho difícil, tal analogia pode ser aplicada ao SUS, já que direcionar a atual situação a um caminho melhor para a população brasileira não é um deleite, mas é a contradição do que se tem feito nos últimos vinte anos desde que o sistema foi criado. Isso, claramente atinge os dependentes químicos que procuram auxílio no Sistema de Saúde Unificada, para se livrar de seus vícios tão danosos a sua saúde, que não achando amparo são fadados com a piora do seu quadro, levando até a óbito. (Explore com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Depreende-se , portanto uma intervenção. Para isso, o Estado deve enviar fundos para campanhas de combate ao uso de drogas, tal destinação deverá ser usada para a melhoria do SUS, a fim de trazer mais inclusão e ampliação no método de tratamento a pacientes com dependência química. (Vírgula) também revertendo o quadro de desigualdade de gênero, já que a maioria dos métodos são voltados para indivíduos do sexo masculino. Tal ação, poderá ser divulgada por meio da mídia de massa, para que a população tome conhecimento. Só assim poderá se consolidar um Brasil melhor.

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200