Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se pode observar na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que os dependentes químicos enfrentam desafios para o tratamento adequado no Brasil. Esse cenário antagônico é fruto tanto da negligência governamental, quanto do silenciamento social (Muito bem. Formulou a tese). Desse modo, faz-se necessário a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade brasileira.
Primeiramente, é fulcral pontuar que o alto índice de dependentes químicos (Apresente dados) no Brasil deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne a criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador inglês Thomas Hobbes, “o Estado é responsável pelo bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de atuação das autoridades, muitos dependentes químicos ficam desamparados – no qual a maioria se encontram em situação de rua e ficam à mercê de cuidados de pessoas voluntárias -, a maioria desses indivíduos escolhem afastarem-se de seus familiares devido ao grande vício em substâncias químicas e para manter sua dependência química começam a cometerem crimes e durante esse período (Reestruture essa discussão) – que normalmente corresponde há pouco tempo devido ao uso constante de drogas fortes, na qual o organismo não aguenta – o governo pouco ou nada faz para propor uma melhoria de vida (Evite esse tipo de construção) a esses indivíduos. Desse modo, torna-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é imperativo ressaltar o silenciamento social como promotor dessa problemática. Partido desse pressuposto, a sociedade brasileira pouco ou nada faz para propor melhorias na vida dos dependentes químicos que enfrentam desafios diariamente na luta contra o vício, que sobretudo são humanos portadores de direitos que o regem como da saúde e da educação (Reestruture essa discussão). A falta de manifestações em buscas de políticas públicas para que passem a olhar e cuidar para esses indivíduos é lenta e quase inexistentes. Tudo isso acaba por retardar a resolução da problemática, já que o silenciamento social contribui para a perpetuação desse quadro deletério.
(Boa estratégia coesiva) Assim, é preciso, defender, portanto, que impasses sociais precisam ser superados. Dessarte, com o intuito de militar os desafios vivenciado pelos dependentes químicos no Brasil, necessita-se, urgentemente, que o Tribunal de Contas de União direcione capital que, por intermédio do Ministério da Saúde – órgão responsável pela saúde pública nacional – será revestida na criação de clínicas de reabilitação, no qual atenderá dependentes químicos de forma voluntária. Tal projeto deverá ter como foco um tratamento humanizado e deverá contar com a participação de estudantes da área da saúde como enfermeiros, médicos e psicólogos, assim como, projetos educacionais para que esses indivíduos possam se qualificar e sentirem-se inseridos na sociedade brasileira. Desse modo, atenuar-se-á em médio e longo prazo o impacto nocivo dos desafios vivenciados pelos dependentes químicos no Brasil, e a coletividade alcançará a Utopia de More. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |