Dependentes químicos [E-1] - Banco de redações


Dependentes químicos: desafios para o tratamento adequado no Brasil

Enviada em: 08/05/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Promulgada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos o direito à saúde e ao bem-estar social. Entretanto, os desafios para o tratamento dos dependentes químicos impossibilita que parcela da população desfrute desse direito universal, na prática. Nessa perspectiva, esses desafios devem ser superados de imediato para que uma sociedade integrada seja alcançada. (Formule a tese)

A saúde é um dos fatores principais no desenvolvimento de um país. Hodiernamente, ocupando a nona posição na economia mundial, seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema público de saúde eficiente. Contudo, a realidade é justamente o oposto e o resultado desse contraste é claramente refletido nos desafios que temos diante aos tratamentos eficiente de dependentes químicos (Explore essa discussão com mais produtividade). Pode se observar no dia a dia os números de dependentes químicos crescem no Brasil (Apresente dados que evidenciem o seu ponto de vista). Diante desse exposto, temos um problema de saúde pública que pode gerar mortes, ou seja, a diminuição da população.

(Melhore a estratégia coesiva) É essencial, ainda, salientar a falta de comprometimento do Estado como impulsionador para combater os desafios nesse tipo de tratamento. De acordo com o Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações sociais, políticas e econômicas são características da “Modernidade Líquida” vivida no século XXI. Diante de tal contexto, o Estado seria o principalmente responsável pelo controle e manutenção da saúde pública dos indivíduos nestas condições. (Explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Infere-se Interfere-se, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem a construção de um país, e um mundo melhor. Dessa maneira, urge que o Ministério da Saúde utilize de novos métodos e meios de tratamentos para acompanhar os dependentes químicos com tratamentos eficientes, até o final do processo, com os familiares do indivíduo. Dessa forma, o Brasil poderia superar os desafios no tratamento de dependentes químicos. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200