Para o Alvo II - Banco de redações


Dependentes químicos: desafios para o tratamento adequado no Brasil

Enviada em: 07/05/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Os desafios para o tratamento dos dependentes químicos é global. No Brasil existem ações e políticas públicas para o combate e a reinserção social de usuários e dependentes de drogas ilícitas. O Sistema Único de Saúde (SUS) e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), (Sem vírgula) são órgãos governamentais que prestam assistência a essa população. Contudo, o aumento de usuários e dependentes químicos são crescente no Brasil, o que leva a questionar a relevância das políticas públicas e a assistência prestada a esses indivíduos. (Muito bem. Formulou a tese)

Exposto a isso, foi registrado em 2021 pelo SUS cerca de 400 mil atendimentos a pessoas com transtornos psicossociais devido ao uso de entorpecentes, inclusive bebidas alcoólicas. Houve aumento de 12% em relação ao ano anterior. Tampouco, estudo realizado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), (Sem vírgula) traça o perfil dos frequentadores da região chamada Cracolândia - alto consumo de crack - na cidade de São Paulo. Mostra entre os anos de 2017 a 2019 que a maioria são do sexo masculino, em média de 36 anos, vindo diretamente se suas casas. (Explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a maconha é a droga ilícita mais consumida no Brasil, quase 8% dos brasileiros entre 12 e 65 anos usaram ao menos uma vez na vida; em seguida, vem a cocaína em pó 3,1% já consumiram essa substância, segundo levantamento feito pela Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz). O Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Sisnad), (Sem vírgula) estabelece medidas de prevenção, atenção, (Sem vírgula) e reinserção social de usuários e dependentes de drogas. Um dos objetivos do Plano Nacional de Políticas sobre Drogas é priorizar programas, ações, atividades e projetos articulados com o estabelecimento de ensino, com a sociedade e coma  com a família para prevenção de uso de drogas. (A discussão precisa ser explorada com produtividade)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Assim, é preciso dissipar embaraços que limitam ação política eficaz. Há necessidade urgente de levar às escolas o conhecimento maciço da ação nociva das drogas ilícitas para saúde mental, social e familiar; bem como em casa de recuperação, em até mesmo locais públicos onde permanecem concentração de usuários; (Vírgula) bem como acompanhar de perto a recuperação ou recaída dos dependentes, por meio de programas de acolhimento e tratamento instalando software que geram gráficos estatísticos diários e com isso uma rápida atenção de ação humanitária.  (A proposta de intervenção está incompleta) 

Comentários do corretor


As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200