Sem título - Banco de redações


Dependentes químicos: desafios para o tratamento adequado no Brasil

Enviada em: 07/05/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na série de televisão "Euphoria" retrata jovens fazendo o uso abusivo de substâncias químicos para poder conseguir se incluírem em grupos de amigos e acabam virando dependentes e não conseguem parar o uso destas substâncias. Fora da ficção, parte da população vem sofrendo esse impasse e não conseguindo fazer o devido tratamento no Brasil. Nesse prisma é importante destacar-se dois aspectos importantes: o uso abusivo desses produtos e a localização dos centros de tratamento. (Muito bem. Formulou a tese)

Em primeira análise, evidencia-se o uso descontrolado de bebidas alcoólicas e uso indevido de substâncias ilícitas no Brasil. Sob essa ótica, aproximadamente 5 milhões de pessoas fazem o uso dessas substâncias, segundo dados da Fiocruz, o que gera cada vez mais pessoas viciadas e com doenças mentais causadas por essas drogas. Dessa forma, se a população não freiar o uso abusivo desses produtos parte da sociedade terá problemas graves, relacionados a doenças, no futuro. (Reestruture e explore as discussões com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, é notório a falta de centros de tratamento desse problema no país. Ademais, grande parte dos centros de apoio estão localizados em capitais (Vírgula) dificultando á indo dos dependentes moradores de cidades pequenas. Na série "Greys anatomy", (Sem vírgula) retrata médicos solucionando casos no seu dia-a-dia dia a dia, em um de seus episódios mostrar a realidade de um homem do interior tentando se livrar do vício em alcoólica que só após chegar a desenvolver uma doença no fígado resolver procurar um hospital na capital. De maneira análoga a isso, pela falta de centro de tratamento em sua cidade morrem por conta do uso de bebidas e drogas. (Reestruture e explore a discussão com produtividade)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Desprende-se, portanto, a adoção de medidas que venham amenizar os desafios para o tratamento de dependentes químicos no Brasil. Dessa maneira, cabe ao Ministério da Saúde - órgão responsável pelo bem-estar da população - realizar a construção de centros de tratamento para dependentes químicos em cidades pequenas e conscientizar as pessoas sobre o uso abusivo, por meio de projetos com apoio de governadores (Vírgula) a fim de levar a saúde a todos. Somente assim a população conseguirá se libertar desse vício. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200