Andre Gonçalves Barbosaaa - Banco de redações


Dependentes químicos: desafios para o tratamento adequado no Brasil

Enviada em: 07/05/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

‘‘O homem é bom, mas a sociedade o corrompe”—Rousseau. Esse filósofo afirma o quanto a vida social influencia uma pessoa, no caso de dependentes químicos brasileiros ocorre a mesma coisa, a maioria desses jovens do Brasil se corrompe pelo caminho errado-sendo as drogas um dos meios de acabar com a vida de alguém-. Porém os sábios entendem os desafios para o tratamento do vício em substâncias químicas que trazem dor aos familiares dos viciados, além de que essa maneira de tratar a dependência nem sempre é tão eficaz. A luta por esse tratamento ideal é atrapalhada por aspectos educacionais, além de enfoques de desigualdade econômica. (Reestruture a discussão inicial)

Primeiramente, os aspectos educacionais se dão pelo fato de que algumas instituições de ensino são um centro para comercialização de drogas. Como exemplo (Vírgula) a novela”Topíssima”, (Melhore o encadeamento textual) nessa obra fictícia ocorre a venda da “veludo azul”-droga que não existe na vida real- na Universidade Alencar, que foi alvo de investigações policiais. Entretanto, essa situação não se limita à novela, na realidade verde-amarela vários traficantes nas faculdades oferecem drogas aos estudantes, esses consomem o produto e consequentemente, (Sem vírgula) se tornam cada vez mais dependentes da química dessas substâncias. (Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, além de aspectos ligados à educação, a desigualdade econômica também interfere no tratamento ideal da dependência química. Por exemplo, a arcaica e persistente diferença entre ricos e pobres faz com que nem todo mundo possa acessar um tratamento de qualidade, com isso algumas pessoas ficaram submissas do SUS-Sistema Único de Saúde-. Por conseguinte, a chance de alguém mais humilde se recuperar das drogas vai ser mais difícil, (Reestruture) o que evidencia um descaso pelo Estado-o órgão que deveria cuidar do povo de maneira igualitária-. 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao governo federal investir em políticas públicas tanto para acabar com a venda de drogas, tanto para atenuar a desigualdade econômica-esse segundo problema pode ser vencido através da educação, que faz as pessoas se ascenderem economicamente-, por meio da Polícia Federal que essa venda de drogas vai ao fim, tornando as faculdades um local focado nos estudos. O propósito é fazer que a droga se mantenha distante dos jovens e adultos, que caso se viciem tenham um tratamento adequado, além disso, menos pessoas se corromperão pelas drogas e uma quantidade cada vez maior de famílias terá orgulho de seus parentes não serem viciados. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Explore as discussões com mais clareza e produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200