Adeus às armas - Banco de redações


Segurança nas escolas

Enviada em: 17/05/2011

Status:

Corrigida
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Muito se discute hoje no Brasil a questão da violência. Um lamentável episódio, ocorrido em abril, despertou nova controvérsia: o massacre que ceifou a vida de doze alunos na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo.

Wellington Menezes, de 23 anos, passou pela portaria portando duas armas e munição. Após declarar-se palestrante, entrou em uma das salas e iniciou uma verdadeira chacina, detido apenas após efetuar mais de cem disparos.

Fica, pois, em aberto a seguinte problemática: a segurança nas escolas é suficiente? A hecatombe em Realengo foi um caso isolado ou pode se repetir em qualquer outro lugar, a qualquer momento? A polêmica divide opiniões: há os que preferem as medidas preventivas como a instalação de câmeras de vigilância e de detectores de metal, assim como outros apostam em estratégias de integração junto à comunidade.

Muitos se esquecem, todavia, de que os meios mais eficientes de controlar a violência em todos os seus matizes são o acesso à educação e a democratização de oportunidades. Providências emergenciais para aumentar a segurança, em geral, dão certo. É evidente que a instalação de detectores de metal na portaria da Escola Tasso da Silveira trará mais conforto a alunos, professores e funcionários.

Contudo, a adoção de medidas permanentes e mais democráticas para deter a violência como projetos de integração social através do esporte, da música e da educação permitirá colher melhores frutos. Colocar uma escola no isolamento total implica – antes de reduzir riscos – criar um ambiente muito menos saudável para seus estudantes.

O desarmamento, por fim, que está em pauta em diversos projetos de lei, também contribuiria para aumentar a segurança e coibir atos como o de 7 de abril. Tudo faz crer que há muito a ser feito nesse sentido. Adeus às armas é adeus à violência.

Comentários do corretor


ESCREVA POR EXTENSO APENAS NÚMEROS DE ZERO A DEZ

Procure fazer uma avaliação mais crítica e menos expositiva da problemática. Leia mais e amplie seu conhecimento sobre o tema antes de iniciar a sua produção. Você é capaz de fazer um texto mais persuasivo.


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 2
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 2
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente