Muito se discute hoje no Brasil a questão da violência. Um lamentável episódio, ocorrido em abril, despertou nova controvérsia: o massacre que ceifou a vida de doze alunos na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo.
Wellington Menezes, de 23 anos, passou pela portaria portando duas armas e munição. Após declarar-se palestrante, entrou em uma das salas e iniciou uma verdadeira chacina, detido apenas após efetuar mais de cem disparos.
Fica, pois, em aberto a seguinte problemática: a segurança nas escolas é suficiente? A hecatombe em Realengo foi um caso isolado ou pode se repetir em qualquer outro lugar, a qualquer momento? A polêmica divide opiniões: há os que preferem as medidas preventivas como a instalação de câmeras de vigilância e de detectores de metal, assim como outros apostam em estratégias de integração junto à comunidade.
Muitos se esquecem, todavia, de que os meios mais eficientes de controlar a violência em todos os seus matizes são o acesso à educação e a democratização de oportunidades. Providências emergenciais para aumentar a segurança, em geral, dão certo. É evidente que a instalação de detectores de metal na portaria da Escola Tasso da Silveira trará mais conforto a alunos, professores e funcionários.
Contudo, a adoção de medidas permanentes e mais democráticas para deter a violência como projetos de integração social através do esporte, da música e da educação permitirá colher melhores frutos. Colocar uma escola no isolamento total implica – antes de reduzir riscos – criar um ambiente muito menos saudável para seus estudantes.
O desarmamento, por fim, que está em pauta em diversos projetos de lei, também contribuiria para aumentar a segurança e coibir atos como o de 7 de abril. Tudo faz crer que há muito a ser feito nesse sentido. Adeus às armas é adeus à violência.
Comentários do corretor
ESCREVA POR EXTENSO APENAS NÚMEROS DE ZERO A DEZ
Procure fazer uma avaliação mais crítica e menos expositiva da problemática. Leia mais e amplie seu conhecimento sobre o tema antes de iniciar a sua produção. Você é capaz de fazer um texto mais persuasivo.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 2 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 2 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |